quarta-feira, 30 de março de 2011

III Semana Regional de História e II Congresso Nacional do Cangaço: Nordestes e Nordestinidades: histórias, representações e religiosidades

Em breve estarão abertas as inscrições de propostas de Grupos de Trabalho (GT), Minicursos (MC) e Oficinas (OF) que irão compor a programação da III Semana Regional de História e do II Congresso Nacional do Cangaço: Nordestes e Nordestinidades: histórias, representações e religiosidades, a se realizar no campus do CFP/UFCG na cidade de Cajazeiras, entre os dias 24 e 29 de outubro de 2011.

As inscrições ocorrerão entre os dias 25 de abril e 27 de maio do corrente, exclusivamente via internet, conforme as instruções constantes na ficha de inscrição de propostas anexada a este e-mail e abaixo descritas:

1. É permitido apenas o envio de uma proposta de GT, MC e OF por proponente e um número máximo de 02 proponentes por atividade;

2. Os resumos das propostas deverão obedecer à seguinte formatação: texto justificado; fonte Times New Roman, tamanho da fonte 12; espaçamento entre linhas 1,5; dimensão: até 300 palavras, salvo em Word 97-2003 (ou compatível);

3. As propostas que não estiverem de acordo com as regras acima descritas serão automaticamente descartadas, assim como aquelas que chegarem fora do prazo estabelecido;

4. As propostas devem ser encaminhadas até o dia 27 de maio do corrente para o e-mail: propostas.cangaco@gmail.com;

5. Dúvidas e/ou contato, favor enviar mensagem para o e-mail:duvidas.cangaco@gmail.com.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Não tenha medo de dizer eu te amo

Charge no Diário do Nordeste

Concurso Público UDESC


A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) divulgou nesta quinta-feira (17) o edital de Concurso Público Nº01/2011 destinado ao provimento de cargo efetivo da categoria de Professor de Ensino Superior do quadro de pessoal permanente da universidade.
No total estão sendo oferecidas 108 vagas distribuídas em dez centros da Udesc. Para o Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), em Florianópolis, são ofertadas cinco vagas para as seguintes áreas de conhecimento: Geografia Física/Climatologia Geográfica; Geologia; História do Brasil; Prática de Ensino em História; Teoria e Metodologia da História.
As inscrições estarão abertas de 17 de março até 16 de maio de 2011, e devem ser realizadas exclusivamente no centro que oferta a vaga para qual o candidato concorrerá. Na Faed as inscrições devem ser feitas das 14h às 18h, no Setor dos Departamentos, Sala 76 – 3º andar (Avenida Madre Benvenuta, 2007, Bairro Itacorubi, Florianópolis-SC).

terça-feira, 22 de março de 2011

Decreto 7.446 invibializará a gestão das agências federais de fomento




SBPC vê com temor e extrema preocupação o decreto de 1º de março, que estabelece limites de valores e novos procedimentos para o empenho de despesas com passagens, diárias e locomoção.
Pelo decreto, somente os ministros e, em alguns casos, secretários-executivos e dirigentes de entidades subordinadas, poderão autorizar esses gastos, sejam eles destinados a cobrir despesas de servidores ou de colaboradores eventuais (no Brasil ou exterior).

Da forma como foi redigido, qualquer pessoa que saia do País, com passagem paga pelo governo federal, inclusive bolsistas de pesquisa, deverá ter sua despesa autorizada previamente pelo ministro a que está subordinado. Atualmente, há cerca de 15 mil bolsistas no exterior, o que significaria que o ministro de Estado teria que dedicar boa parte de seu tempo concedendo autorizações para a renovação dessas bolsas.

Essa medida, para a SBPC, inviabiliza o trabalho das agências federais de fomento à pesquisa e de formação recursos humanos, como a Capes, do Ministério da Educação; o CNPq e a Finep, do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Some-se a isso o fato de que boa parte do trabalho das agências de fomento é feita com a ajuda de consultores externos. Só o Sistema de Avaliação da Pós-Graduação da Capes requer cerca de 900 consultores, vinculados a instituições acadêmicas de todas as regiões do País. Para exercer sua função, eles precisam viajar constantemente a fim de avaliar os cursos novos e em andamento - algo essencial para garantir o padrão de qualidade alcançado pela educação superior e pela ciência brasileira.

O CNPq, por sua vez, nos seus 48 comitês, conta com um corpo de mais de 300 assessores externos que são responsáveis pelo julgamento, seleção e acompanhamento dos pedidos de apoio a projetos de pesquisa e de formação de recursos humanos. Sem a ajuda desses assessores, que são recrutados de acordo com sua área de atuação e conhecimento, seria impossível julgar os quase 75 mil pedidos de apoio que são submetidos anualmente para apreciação da agência.

Para a SBPC, o controle de gastos é importante e necessário, mas não pode afetar as agências de fomento em suas atividades-fim, uma vez que possuem características especiais. Os programas dessas agências serão seriamente prejudicados ou até interrompidos frente à adoção desse decreto. Por isso, a SBPC apela para a sensibilidade do governo Dilma no sentido de reverter essa decisão.

Helena B. Nader
Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

terça-feira, 15 de março de 2011

Coleção Educadores

O portal Domínio Público está disponibilizando para download gratuito, em formato PDF, a Coleção Educadores, com 62 títulos tratando de personagens que se destacaram na História da Educação e da Cultura, no Brasil e no mundo.
Basta acessar http://www.dominiopublico.gov.br/ .

Lista de títulos:

TÍTULO AUTOR

1 . Alceu Amoroso Lima/Carlos Roberto Jamil Cury
2 . Alfred Binet/René Zazzo
3 . Almeida Júnior/Raquel Gandini
4 . Andrés Bello/ Gregório Weinberg
5 . Anton Makarenko/G. N. Filonov
6 . Antonio Gramsci/Attilio Monasta
7 . Anísio Teixeira/Clarice Nunes
8 . Aparecida Joly Gouveia/ Menga Lüdke
9 . Armanda Álvaro Alberto/Ana Chrystina Venancio Mignot
10 . Azeredo Coutinho/Gilberto Luiz Alves
11 . Bertha Lutz /Yolanda Lôbo
12 . Bogdan Suchodolsk/ Irena Wojnar
13 . Carl Rogers/ Fred Zimring
14 . Cecília Meireles /Yolanda Lôbo
15 . Celso Sucow da Fonseca/Maria Ciavatta
16 . Célestin Freinet / Louis Legrand
17 . Darcy Ribeiro/Candido Alberto Gomes
18 . Domingo Sarmiento /Héctor Félix Bravo
19 . Durmeval Trigueiro/Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero
20 . Edgard Roquette-Pinto/Jorge Antonio Rangel
21 . Fernando de Azevedo/Maria Luiza Penna
22 . Florestan Fernandes/Marcos Marques de Oliveira
23 . Frederic Skinner/ Louis M. Smith
24 . Friedrich Fröbel /Helmut Heiland
25 . Friedrich Hegel/Jürgen-Eckardt Pleines
26 . Frota Pessoa/Sofia Lerche Vieira
27 . Georg Kerschensteiner/ Hermann Röhrs
28 . Gilberto Freyre /Mário Hélio Gomes de Lima
29 . Gustavo Capanema/José Silvério Baia Horta
30 . Heitor Villa-Lobos/Marco Antonio Carvalho Santos
31 . Helena Antipoff / Regina Helena de Freitas Campos
32 . Henri Wallon/Hélène Gratiot-Alfandéry
33 . Humberto Mauro/Jorge Antonio Rangel
34 . Ivan Illich/Marcela Gajardo
35 . Jan Amos Comênio /Jean Piaget
36 .
Jean Piaget/Alberto Munari
37 . Jean-Jacques Rousseau/Michel Soëtard
38 . Jean-Ovide Decroly/Francine Dubreucq
39 . Johann Herbart/Norbert Hilgenheger
40 . Johann Pestalozzi/Michel Soëtard
41 . John Dewey/Robert B. Westbrook
42 .
José Martí/Ricardo Nassif
43 . José Mário Pires Azanha/José Sérgio Fonseca Carvalho
44 . José Pedro Varela/Marta Demarchi
45 . Julio de Mesquita Filho/José Alfredo Vidigal Pontes
46 . Lev Semionovich Vygotsky /Ivan Ivic
47 . Lourenço Filho / Carlos Monarcha
48 . Manifestos dos pioneiros da
Educação Nova (1932) e dos
educadores (1959) /Fernando de Azevedo et alli
49 . Manoel Bomfim /Rebeca Gontijo
50 . Manuel da Nóbrega/João Adolfo Hansen
51 . Maria Montessori /Hermann Röhrs
52 . Nísia Floresta/Constância Lima Duarte
53 . Ortega y Gasset / Juan Escámez Sánchez
54 . Paschoal Lemme/Zaia Brandão
55 . Paulo Freire /Celso de Rui Beisiegel
56 . Roger Cousinet/Louis Raillon
57 . Rui Barbosa/Maria Cristina Gomes Machado
58 . Sampaio Dória /Marta Maria Chagas de Carvalho
59 . Sigmund Freud/Bernard Jolibert
60 . Valnir Chagas/Aloylson Gregório de Toledo Pinto
61 . Édouard Claparède/Daniel Hameline

62 . Émile Durkheim/Jean-Claude Fillouxux

sexta-feira, 11 de março de 2011

Filme: Os Smurfs

Quem assistia a Xuxa nos anos 80 vai se lembrar desses homenzinhos azuis. Todos adoravam as aventuras de Papai Smurf, Smurfet(a unica femea entre milheres de machos, muito estranhoo) Gargamel, tinha até um gay o Vaidoso. O filme é da Sony Pictures Animation e tem o ator Neil Patrick Harris (e dando uma surra) e se "envolvendo em muitas confusões". Estão lá também o Gargamel (Hank Azaria)e seu gato, Cruel.
O filme começa com Gargamel (Azaria) finalmente encontrando a vila dos Smurfs. No desenho seu desejo era transformá-los em ouro; no filme, Gargamel quer capturar os Smurfs para tê-los como amuletos. Assustados, liderados pelo Smurf Desastrado, os pequeninos entram numa gruta proibida. Como é lua cheia, eles acabam transportados por um portal para o Central Park, em Nova York... Lá, Desastrado, Ranzinza, Smurfette, Gênio, Papai Smurf e Valente encontram refúgio com o casal vivido por Harris e Jayma Mays. The Smurfs será lançado tanto em 3-D quanto em 2-D, em 12 de agosto. O roteiro é de David Stem e David Weiss, dupla de Shrek 2 e 3. Raja Gosnell (Perdido pra Cachorro) dirige.



quinta-feira, 10 de março de 2011

XX EPENN- ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE - "EDUCAÇÃO, CULTURAS E DIVERSIDADES"



MANAUS - 23 a 26 DE AGOSTO DE 2011

O EPENN Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste em sua vigésima edição é o encontro regional de pesquisa em educação mais antigo do Brasil. Realiza-se desde os anos 70, congregando pesquisadores da área educacional e afins com o objetivo de socializar a produção teórica prática no campo educacional e fortalecer os programas de pós-graduação em educação do Norte e Nordeste.

O EPENN é um encontro bianual, vinculado à ANPED Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, promovido pelo Fórum de Programas de Pós-Graduação em Educação do Norte e Nordeste e organizado pelo Programa da cidade que o sedia.

Desde o encontro realizado em Salvador-BA, o encontro passou a reunir pesquisadores do Norte e do Nordeste do país, ampliando assim sua área de abrangência, antes restrita ao nordeste brasileiro.

A vinda do XX EPENN para Manaus reflete o atual período de avanços, quantitativos e qualitativos, da pesquisa educacional e das ações pós-graduadas que aqui se desenvolvem. Em 1986 a Universidade Federal do Amazonas teve seu projeto de Mestrado Acadêmico em educação recomendado pelaCAPES e, em 2009 ocorreu o mesmo com o Doutorado em Educação.

Dentre os objetivos do EPENN está o fortalecimento dos programas de pós-graduação em educação e da pesquisa e da produção intelectual voltada para a área educacional e a sua realização reflete o compromisso dos profissionais da área em aprofundar seu conhecimento sobre a educação que se realiza nas regiões Norte e Nordeste, principalmente. A realização da vigésima edição no Estado do Amazonas é uma oportunidade para as academias discutirem e refletirem sobre questões atuais relacionadas ao desenvolvimento social da região, sobre as quais os pesquisadores da área educacional são chamados a se debruçar. Por isso sua temática central foi definida como “EDUCAÇÃO, CULTURAS E DIVERSIDADE”.

Mais Informações:

http://www.xxepenn.com.br/

www.xxepenn.com.br/

quarta-feira, 9 de março de 2011

Professor Luiz Carlos Vilalta abre o ano do PPGH-UFPB




No dia 24 de março de 2011, às 16h, no Auditório do Centro de Educação, será proferida a Aula Inaugural do semestre 2011.1 do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal da Paraíba. O palestrante será o professor Luiz Carlos Villalta, PPGH /UFMG, cuja palestra tem o título: Os livreiros e a circulação de livros proibidos no mundo luso-brasileiro (1756-1815).

Vilalta possui graduação em Bacharelado em História pela Universidade de São Paulo (1984), graduação em Licenciatura Em História pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1999). Tem pós-doutorado pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, sob a supervisão do Professor Rogério Fernandes e pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris, sob a supervisão de Roger Chartier, supervisor geral do estágio pós-doutoral desenvolvido nas duas citadas instituições com bolsa da CAPES. Atualmente é professor associado i da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, atuando principalmente nos seguintes temas: bibliotecas - leitura - livros - brasil colônia, libertinagem - inquisição - brasil-portugal, brasil - d. joão vi - carlota - corte, romance - brasil colonial - leitura - circulação e brasil - colônia - ensino - Entre seus trabalhos mais importantes estão: Quatro novelas em Tempos de D. João História de Minas Gerais: As Minas Setecentistas I e II (Premio Jabuti), 1789-1808. O Império Luso-brasileiro e os Brasis.

sábado, 5 de março de 2011

Raquel Sherazade/TVTambaú e o Carnaval.

Não sei vocês, que de vez em quando dão uma olhada aqui no blog, mas eu até gosto de carnaval e se for em Recife melhor ainda. Mas não sou fã enlouquecido da festa. Este ano por exemplo devido a minha tese não vou para Recife fico em Jampa o túmulo do carnaval. Vou ao Shoping, assistir um filme terminar de ler meu livro "Lete, a história do esquecimento" e escrever. Mas nessa discussão de carnaval eu estava assistindo a tv Tambaú aqui da Paraíba e assisti ao editorial lido pela bela e sempre competente Raquel Sherazade, na minha opinião a melhor âncora de telejornal do NE. Claro que a propósito dela estar lendo o texto não a faz a autora do mesmo e uma vez que é um editorial sabemos que é a opinião da empresa onde ela trabalha. (CORREÇÃO: Acabo de ler no blog da jornalista que a opinião é dela mesma e não da emissora, e que ela tem a liberdade de fazer seus comentários) Mas vamos ao vídeo. Para quem gosta de carnaval vai ser um choque mas vale a pena. Eu curti muito leiam e depois me passem suas impressões.

quinta-feira, 3 de março de 2011

CCJ aprova regulamentação da profissão de historiador


A regulamentação da profissão de historiador foi aprovada, nesta quarta-feira (2), pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A proposta, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), estabelece que a profissão de historiador poderá ser exercida pelos diplomados em curso de graduação, mestrado ou doutorado em História. Entre as atribuições dos historiadores, o projeto (PLS 368/09) lista o ensino da disciplina no ensino básico e superior; o planejamento, a organização, a implantação e a direção de serviços de pesquisa histórica; o assessoramento voltado à avaliação e seleção de documentos para fins de preservação. A proposta já havia sido aprovada em decisão terminativa, em março de 2010, pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Mas a aprovação de emenda de Plenário do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) e de requerimentos dos senadores Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e do então senador Flávio Arns (PSDB-PR) fez a matéria retornar à CAS, bem como exigiu sua análise pela CCJ e pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). Relator do projeto na CCJ, Flexa Ribeiro recomendou sua aprovação com o acolhimento da emenda de Alvaro Dias. A mudança proposta em Plenário simplificou uma das atribuições dos historiadores para a "organização de informações para publicações, exposições e eventos sobre temas de História". O texto aprovado pela CAS detalhava os locais (empresas, museus, editoras, produtoras de vídeo e CD-ROM ou emissoras de televisão) de realização dessa atividade.

- O texto original do inciso que se pretende alterar era excessivamente detalhista e enumeratório, o que depõe contra a generalidade, clareza e precisão da norma - explicou Flexa Ribeiro em seu parecer.

O relator reconheceu o "relevante" papel exercido pelos historiadores na sociedade e considerou que a inexistência de uma regulamentação pode abrir esse campo a profissionais de outras áreas sem as qualificações necessárias para desenvolver um trabalho adequado com objetos e assuntos históricos.

Iara Farias Borges e Simone Franco / Agência Senado

terça-feira, 1 de março de 2011

CHAMADA DE TRABALHOS - Sæculum - Revista de História. Dossiê: História e Culturas Políticas n. 23 (2011.1)


Sæculum - Revista de História
Chamada de Trabalhos - n. 23 (2011.1)
Dossiê: História e Culturas Políticas

Prazo Final para o envio de trabalhos: 31 de maio de 2011

Sæculum - Revista de História
, periódico impresso e com acesso aberto pela web, publicado pelo Departamento de História e pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba (DH/PPGH/CCHLA/UFPB), classificado no estrato B2 da área de História pelo Qualis Periódicos da Capes, abre chamada de trabalhos para a publicação de sua edição de n. 23 (primeiro semestre de 2011), com o dossiê História e Culturas Políticas, que será organizado pela Profª Dra. Serioja Mariano e pelo prof. Dr. Raimundo Barroso Cordeiro Jr., ambos docentes do PPGH-UFPB.
A revista também recebe artigos, resenhas, relatos de pesquisa, transcrições de documentos e entrevistas em fluxo contínuo, tratando de temas não contemplados no dossiê.
O prazo final para o envio de textos é 31 maio de 2011, com previsão de publicação até agosto de 2011. Os trabalhos devem ser enviados em CD-ROM (compatível com padrão IBM PC), seguindo as normas editoriais disponíveis no sítio eletrônico da revista (http://www.cchla.ufpb.br/saeculum/) , além de duas cópias impressas e sem identificação do autor para:

Comissão de Editoração - Sæculum - Revista de História

Programa de Pós-Graduação em História

Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

Universidade Federal da Paraíba

Conjunto Humanístico - Bloco V - Campus I

Cidade Universitária

Castelo Branco

João Pessoa - PB

CEP 58.051-970 Brasil

Maiores Informações
E-mail: saeculum@cchla.ufpb.br
Web: http://www.cchla.ufpb.br/saeculum/

CHAMADA DE TRABALHOS - Sæculum - Revista de História. Dossiê: História e Africanidades n. 24 (2011.2)


Sæculum - Revista de História
Chamada de Trabalhos - n. 24 (2011.2)
Dossiê: História e Africanidades

Prazo Final para o envio de trabalhos: 30 de setembro de 2011

Sæculum - Revista de História
, periódico impresso e com acesso aberto pela web, publicado pelo Departamento de História e pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba (DH/PPGH/CCHLA/UFPB), classificado no estrato B2 da área de História pelo Qualis Periódicos da Capes, abre chamada de trabalhos para a publicação de sua edição de n. 24 (segundo semestre de 2011), com o dossiê História e Africanidades, que será organizado pela Profª Dra. Solange Pereira da Rocha e pelo prof. Dr. Elio Chaves Flores, ambos docentes do PPGH-UFPB.
A revista também recebe artigos, resenhas, relatos de pesquisa, transcrições de documentos e entrevistas em fluxo contínuo, tratando de temas não contemplados no dossiê.
O prazo final para o envio de textos é 30 de setembro de 2011, com previsão de publicação até dezembro de 2011. Os trabalhos devem ser enviados em CD-ROM (compatível com padrão IBM PC), seguindo as normas editoriais disponíveis no sítio eletrônico da revista (http://www.cchla.ufpb.br/saeculum/) , além de duas cópias impressas e sem identificação do autor para:

Comissão de Editoração - Sæculum - Revista de História

Programa de Pós-Graduação em História

Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

Universidade Federal da Paraíba

Conjunto Humanístico - Bloco V - Campus I

Cidade Universitária

Castelo Branco

João Pessoa - PB

CEP 58.051-970 Brasil

Maiores Informações
E-mail: saeculum@cchla.ufpb.br
Web: http://www.cchla.ufpb.br/saeculum/