terça-feira, 28 de outubro de 2008
CONCURSO GIGANTE EM TOCANTINS
Dupla titulação beneficiará doutorandos brasileiros na Alemanha DW-WORLD.DE
Convênio para o reconhecimento automático do título de doutor no Brasil e na Alemanha é assinado entre a Capes e o DAAD. Universidades têm autonomia para regulamentar a dupla titulação.Estudantes brasileiros que fizerem seu doutorado (ou parte dele) na Alemanha já podem ter o título de doutor reconhecido pelos dois países de forma automática. Convênio nesse sentido foi assinado nesta quarta-feira (22/10) pela Capes e pelo DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico).
A possibilidade de um título ser reconhecido por Brasil e Alemanha já existe, mas o reconhecimento não é automático. Quem faz todo o seu doutorado na Alemanha tem de encaminhar o reconhecimento no Brasil. É um processo que pode durar até um ano.
Já quem faz um "doutorado-sanduíche" (modalidade na qual o estudante faz apenas uma parte dos estudos fora do Brasil) tem o seu título reconhecido apenas pela universidade brasileira. Com o convênio assinado esta semana, o reconhecimento nos dois países pode ser automático. Para isso, é necessário um acordo entre duas universidades, uma brasileira e outra alemã, regulamentando a dupla titulação. Caso a instituição de origem do doutorando no Brasil e sua parceira alemã tiverem firmado esse acordo, o estudante pode ser beneficiado.
A novidade vale também para doutorandos que já estão na Alemanha. "É uma grande vantagem para os estudantes brasileiros", afirmou o presidente da Capes, Jorge Guimarães, lembrando que um título de doutor reconhecido por uma universidade alemã é válido para toda a União Européia. O Brasil já tem um programa semelhante de dupla titulação com a França, o mais tradicional parceiro brasileiro na cooperação acadêmica. Guimarães disse ainda que outra vantagem para os estudantes brasileiros é a possibilidade de ter um orientador brasileiro e um orientador alemão para o mesmo projeto.
África
O presidente da Capes também adiantou que Brasil e Alemanha preparam um projeto conjunto para fomentar jovens cientistas africanos oriundos de países de língua portuguesa, como Moçambique e Angola. Os estudantes poderiam fazer um mestrado no Brasil e continuar seus estudos na Alemanha, por exemplo.
"O Brasil seria a primeira etapa de treinamento desses jovens africanos, e a Alemanha, a segunda etapa, ao final da qual eles voltariam para seus países de origem", disse Guimarães. Segundo ele, os primeiros contatos para viabilizar o projeto foram iniciados esta semana entre a Capes e o DAAD.
Guimarães esteve esta semana na Alemanha para a assinatura do convênio de dupla titulação e a renovação de programas de intercâmbio acadêmico. Ele concedeu entrevista a DW-WORLD.DE.
DW-WORLD.DE: Quais as novidades na cooperação acadêmica entre Brasil e Alemanha?
O Brasil, através da Capes, tem uma longa tradição de cooperação com a Alemanha. E há cada vez mais novas iniciativas surgindo dos dois lados. Renovamos [esta semana, em Bonn] dois programas antigos. Um deles apóia grupos de pesquisa brasileiros e alemães. E o outro envolve as interações entre universidades. O primeiro é o Probal e o segundo é o Unibral. Eles foram renovados por mais cinco anos.
A novidade é a possibilidade de titulação dupla para os estudantes alemães que fizerem uma parte da sua formação no Brasil e dos estudantes brasileiros que fizerem uma parte do seu doutorado ou mesmo o doutorado inteiro na Alemanha. Essa possibilidade já existe há quase três anos para a França.
O que muda para um brasileiro que vem fazer seu doutorado na Alemanha?
Ele tem um título de instituições dos dois países, ao mesmo tempo. Um título da universidade de origem no Brasil e da universidade onde ele estudou na Alemanha.
Isso significa facilidade de reconhecimento do título no Brasil [para quem fez doutorado na Alemanha]. Hoje, mesmo que um estudante vá [para a Alemanha] com uma bolsa da Capes, do CNPq ou do DAAD, ele precisa ter o título reconhecido no Brasil para que este tenha validade. Isso fica agora muito mais fácil, caso o estudante participar de um programa de titulação dupla.
Isso também significa uma orientação dupla, o que é outro ganho importante para os nossos estudantes. Eles poderão ter um orientador brasileiro e um orientador alemão para o mesmo projeto, o que aumenta muito a interação entre os grupos brasileiros e os alemães.
Exemplificando: no caso de uma pessoa que estude na UFRJ e vá fazer "um doutorado-sanduíche" em Bonn, hoje esse doutorado é reconhecido apenas na universidade brasileira?
Se o estudante for brasileiro, sim.
E isso é o que muda? A universidade alemã também passa a reconhecer o doutorado.
Sim, e conseqüentemente toda a Europa. O que é uma grande vantagem.
A DW-WORLD.DE publicou há alguns meses que a cooperação acadêmica entre Brasil e Alemanha estava aumentando. Essa tendência continua?
Sim. Há alguns anos, a Alemanha estava em quinto lugar na preferência dos nossos estudantes. Hoje está em terceiro no conjunto. Se considerarmos apenas a cooperação formal, oficial, é o segundo. O primeiro parceiro é a França, que tem uma tradição muito longa de cooperação com o Brasil. A Inglaterra era quase sempre o segundo, mas não é mais porque os avanços com a Alemanha foram muito maiores.
A Alemanha é terceiro no conjunto porque temos outras modalidades de apoio. Uma delas é por livre iniciativa dos estudantes. Eles se candidatam para instituições de outros países, e nesse caso a preferência é pelos Estados Unidos. Essa preferência está diminuindo, mas ainda é de cerca de 30%. A cooperação formal com os Estados Unidos é bem menor e não tem o contexto desses convênios que acabamos de assinar aqui na Alemanha.
Há também uma parceria entre Brasil e Alemanha envolvendo a África?
Sim. Dito pelos próprios alemães, o Brasil é um dos melhores parceiros na cooperação internacional. Entre os países menos desenvolvidos, é o primeiro. Por conta dessa tradição, dessa confiança, os alemães pretendem ampliar isso para outros países, incluindo países da América Latina e sobretudo países africanos de língua portuguesa.
O Brasil seria a primeira etapa de treinamento desses jovens africanos, e a Alemanha, a segunda etapa, ao final da qual eles voltariam para seus países de origem. É um projeto ousado, complexo, mas o Brasil tem experiência na cooperação com países africanos de língua portuguesa, principalmente Moçambique, Angola e Cabo Verde.
É um desafio grande. O Brasil tem muita experiência de cooperação bilateral, mas pequena experiência numa cooperação multilateral.
Em que fase está esse projeto?
Começamos a conversar sobre isso hoje [22/10]. Isso implicará um convênio, porque é necessário captar recursos. Em dez dias haverá outra missão da Capes em visita à DFG [Fundação Alemã de Pesquisa], e a discussão será ampliada. Temos possibilidade de fazer tudo com rapidez. Seria possível começar em março do ano que vem, quando a ministra alemã da Educação estará no Brasil.
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
Café História
terça-feira, 21 de outubro de 2008
SIMPÓSIO AS MÚLTIPLAS FACES DO PADRE VIEIRA - 400 ANOS DO SEU NASCIMENTO - 11, 12 e 13 de Novembro de 2008
O Programa de Pós-Graduação em História/UFPB, em parceria com o Instituto
Pe. Gabriel Malagrida - Jesuítas e o Programa de Pós-Graduação em
Letras/UFPB, convidam a quem se interessar para participar do Simpósio "As Múltiplas Faces do Padre Vieira", nos dias 11, 12 e 13 de novembro.
Programação:
Terça-Feira - 11 de Novembro
Local: Auditório 411 do CCHLA/UFPB
19:00h - abertura
20:00h - Mesa Redonda: Religião e Política na Obra e Ação de Pe. Vieira
- Vieira, o Jesuíta - Prof. Dr. Ilário Govoni - Jesuítas - Belém do Pará;
- Vieira, o Estrategista - Prof. Dr. Ronaldo Vainfas - PPGH/UFF;
- Vieira e a Inquisição - Prof. Dr. Carlos André Cavalcanti - PPGCR/UFPB.
Quarta-Feira - 12 de Novembro
Local: Auditório 411 do CCHLA/UFPB
Horário: 19:00h às 22:00h
Mesa Redonda:Literatura e Sociedade na Obra e Ação de Pe. Vieira
- Vieira, o Literato - Prof. Dr. Milton Marques Jr. - PPGL/UFPB;
- Vieira e os Povos Negro-Africanos - Prof. Dr. Elio Chaves Flores -
PPGH/UFPB;
- Vieira e os Povos Indígenas - Prof. Dr. João Azeved - PPGCR/UFPB.
Quinta-Feira - 13 de Novembro
Local: Zarinha Centro de Cultura - Tambaú
Horário: 19:30h
Lançamento do Livro "TRAIÇÃO" de Ronaldo Vainfas.
Data e Locais de Inscrição:
de
Programa de Pós-Graduação em História/UFPB - Horário: 14:00-17:30h
Programa de Pós-Graduação em Letras/UFPB - Horário: 08:30-11:30h
Instituto Pe. Gabriel Malagrida - Jesuítas - Bairro dos Estados -
Horário:14:00 às 17:00h
NÃO HÁ TAXA DE INSCRIÇÃO
Revista/Chamada de artigos
- Foi lançado o número 27 da Revista Critica Marxista (Unicamp). A partir deste número, a revista será publicada pela EDITORA UNESP. Para acessa-la: http://www.unicamp.br/cemarx/
Lançamento de livros
- Trabalho compulsorio e trabalho livre na historia do Brasil, de Ida Lewkowicz, Horacio Gutierrez, Manolo Florentino. Sao Paulo: Editora da Unesp, 2008.
IV Encontro de Pesquisas de Graduação em História/IFCS-UFRJ
XVI Semana de Humanidade da UFRN
VII Simpósio de História Comparada
Seminario Internacional Dialogos entre Direito e Historia/UFF
I Seminario Nacional de Historia da Historiografia Brasileira/UERJ
Curso sobre como escrever biografias/Estacao das Letras
Selecao para Doutorado em Historia Comparada/IFCS-UFRJ
Palestra/Leslie Bethell
Concurso para Professor Efetivo - UFPB Litoral Norte
ÁREAS:
Departamento de Ciências Exatas
- Desenvolvimento de Sistemas
- Educação Matemática
- Estatística
- Física
- Hardware
- Matemática
Departamento de Ciências Sociais
- Administração Financeira
- Antropologia Visual
- Comunicação
- Direito
- Letras (Espanhol)
- Hotelaria
- Matemática Financeira
- Secretariado
- Sociologia
- Psicologia
Departamento de Educação
- Sociologia da Educação e Fundamentos Sócio-históricos da Educação
- Organização e Prática de Ensino, Avaliação e Planejamento Educacional
Departamento de Engenharia e Meio Ambiente
- Geotecnologia
- Química Geral
- História, Estética e Teoria do Design
- Projeto do Produto e Modelagem Digital
Inscrições:
Informações
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
Saudades da minha terra
Lancamentos de livro. "O Congresso brasileiro e o Regime Militar (1964-1985)"
Esta análise do papel do Legislativo durante a ditadura militar revela o contraste entre o Brasil e seus vizinhos na América do Sul que também viveram regimes de exceção. Nossa vocação para a conciliação política foi a responsável pela lenta, gradual e segura transição para a democracia, ao invés de uma ruptura. Vale a pena acompanhar o trajeto percorrido pelo professor Pojo, ilustrado por depoimentos e reflexões que nos ajudam a compreender melhor o papel da classe política na manutenção da governabilidade do país.
I Seminario Nacional de Cultura e Patrocinio/SP
III Simpósio de política e cultura: relações de poder e praticas culturais/USS
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
Cartaz seminario historiografia.JPG - Gmail
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO
Av. Pasteur, 458, Urca
22290-240
tel: 21-25421578
poshistoria@unirio.br
Cartaz seminario historiografia.JPG - Gmail
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
Lançamento do livro "Do silêncio à voz: Pesquisa em História Oral e Memória
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
Selecao para Professor na area de Educação/UFMS
terça-feira, 14 de outubro de 2008
Selecao para Professor de História/UFRN
As áreas do concurso de Caicó são "Teoria e Metodologia da História" e "História da América e Moderna". Em Natal o concurso será para "História do Brasil Colônia e Império", "História da América" e "História Econômica".
As inscrições vão de 13 de outubro até o dia 7 de novembro de 2008.
Selecao para Professor Adjunto/UFPA
O Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas da Universidade Federal do Para' abre concurso para professor adjunto em Antropologia Biologica, Arqueologia e Metodologia da Pesquisa em Ciencia Politica. Mais informacoes em http://www.ufpa.br/concurso/
Premio ABA/GTZ: Povos Indigenas e Cenarios Etnograficos na Amazonia
Vagas para mestres e doutores brasileiros/Luanda, Angola
Acervo do século XVIII mineiro
sexta-feira, 3 de outubro de 2008
REVISTA TEMAS EM EDUCAÇÃO PPGE/UFPB
A Comissão editorial da Revista Temas em Educação (ISSN 0104-2777) está recebendo
TEMAS EM EDUCAÇÃO
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Centro de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
Campus Universitário 58059-900 – João Pessoa – PB - Brasil
Fone: 083- 32167702 Fax:
REVISTAS – LANÇAMENTOS E CHAMADAS DE ARTIGOS
REVISTA PERCURSOS
Publicação do Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED/UDESC
Lançamento do Volume 8, número 1, 2007.
www.periodicos.udesc.br/
REVISTA TEMPO E ARGUMENTO
Publicação do Programa de Pós-Graduação em História – História do Tempo Presente da UDESC
Chamada para contribuições na forma de artigos, resenhas, fontes do tempo presente e traduções para lançamento da primeira edição da revista eletrônica
www.tempoeargumento.faed.
REVISTA DE HISTÓRIA DA ARTE E ARQUEOLOGIA
A Revista de História da Arte e Arqueologia receberá até o dia 15 de dezembro de 2008 propostas de artigos, referências, documentos, resenhas e informes para a publicação de seus próximos números: 11 e 12.
As propostas devem ser encaminhadas para este e-mail, rhaaunicamp@gmail.com.
Informações sobre as normas de publicação em http://www.unicamp.br/chaa/
Em anexo, encaminhamos o sumário das edições 9 e 10, em breve disponíveis para aquisição no link http://www.ifch.unicamp.br/
REVISTA MUNDOS DO TRABALHO
O GT Mundos do Trabalho - ANPUH lança chamada de trabalhos para o número inaugural da Revista Mundos do Trabalho. Os trabalhos deverão ser enviados até o dia 20/10/2008. Mais informações consultar: http://www.ifch.unicamp.br/
http://www.periodicos.ufsc.br/
REVISTA HISTÓRIA - UNESP
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
Próximos dossiês e datas limites para envio de contribuições:
Patrimônio Histórico (v.27 n.2-2008): até 15 de setembro
Império Português (v.28 n.1-2009): até 31 de março de 2009.
História, Direito e Justiça (V.28 n.2 - 2009): até 31 de agosto de 2009.
Além de material para os dossiês a revista recebe também colaborações sobre outros temas historiográficos.
Normas para publicação disponíveis no site do SCIELO http://www.scielo.br/scielo.
REVISTA ANOS 90
Revista ANOS 90 número 26 - versão impressa e digital
Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS
Dossiê História e Memória.
A revista também está no Portal de Periódicos da CAPES.
www.ufrgs.br/ppghist/anos90.
REVISTA DOMÍNIOS DA IMAGEM
Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem na História (LEDI)
Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina http://www2.uel.br/cch/his/
REVISTA URBANA
Lançamento do número 2 da revista eletrônica do CIEC
(Centro Interdicisplinar de Estudos sobre a Cidade)
IFCH - Unicamp
http://www.ifch.unicamp.br/
BHD – BOLETIM DE HISTÓRIA DEMOGRÁFICA
Novo número de BHD http://www.brnuede.com/
REVISTA OUTROS TEMPOS
Revista Outros Tempos v.5, nº5, 2008
(Dossiê História da América)
Publicação eletrônica semestral do curso de História
Universidade Estadual do Maranhão
www.outrostempos.uema.br
REVISTA ARTCULTURA
Lançada ArtCultura: Revista de História, Cultura e Arte n. 14
Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia.
Nessa edição, um texto de Marshall Berman e os dossiês Relações de Gênero & Artes Política, Arte & Cultura no Brasil (Anos 1940-1970).
www.artcultura.inhis.ufu.br
artcultura@inhis.ufu.br
Eventos ANPUH 2008 Parte 2
XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA PARAÍBA
Período:
Local: Guarabira/PB
Informações: anpuhpb2008@gmail.com
XI CIDADE REVELADA - ENCONTRO SOBRE PATRIMÔNIO CULTURAL
III Fórum Nacional de Conselhos de Patrimônio Cultural
Período:
Local: Itajaí – SC
Informações: cidaderevelada@itajai.sc.gov.
COLÓQUIO INTERNACIONAL JOSÉ ORTGEGA Y GASSET
Colóquio Internacional José Ortega y Gasset e a singularidade ibérica: leituras da sua obra no mundo contemporâneo
11 e 12 de novembro de 2008
Núcleo de Estudos Ibéricos/UNIFESP
Instituto Cervantes/São Paulo
II SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRAS
120 Anos de Abolição: Desafios e Perspectivas na Construção da Cidadania
17 a 20 de novembro de 2008
Campus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Centro de Educação (Ceduc I)Campina Grande – Paraíba
http://neabi.uepb.edu.br/
IV ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE
A Arte e a História da Arte entre a Produção e a Reflexão Campinas,
Programa de Pós-Graduação em História da Arte
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas IFCH/UNICAMP Inscrições de trabalhos: até 15 de Outubro de 2008 para os estrangeiros e 1 de Outubro de 2008 para os residentes no país [exclusivamente via email].
Homepage do Encontro: http://ivehaunicamp.wordpress.
Email do Encontro: ivehaunicamp@gmail.com
III SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE RELIGIOSIDADES, DIÁLOGOS CULTURAIS E HIBRIDAÇÕES
Período:
Local: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campo Grande
Recebimento de propostas para Simpósios Temáticos até 30 de setembro de 2008
Informações: http://www.simposioreligioes.
O SÉCULO XIX E AS NOVAS FRONTEIRAS DA ESCRAVIDÃO E DA LIBERDADE10 a 14 de agosto de 2009 Segunda ChamadaUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro) e Universidade Severino Sombra (Vassouras)Comissão organizadora: Keila Grinberg (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)Rafael Marquese (Universidade de São Paulo) Ricardo Salles (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro) Claudia Regina Andrade dos Santos (Universidade Severino Sombra)Sue Peabody (Washington State University) Dale Tomich (Fernand Braudel Center for the Study of Economies, Historical Systems, and Civilizations,SUNY-Binghamton) NEHD - Núcleo de Estudos
Eventos ANPUH 2008 Parte 1
I FORUM ESTADUAL SOCIEDADE, HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E MÍDIA
Fortaleza/CE
1, 2 e 3 de outubro de 2008
Auditório do Centro Cultural Dragão do Mar
Inscrições gratuitas: forumestadualshem@gmail.com
SEMINÁRIO 1968, PARA NÃO ESQUECER
6 a 8 de outubro de 2008
Local: Auditório Sônia Viegas (FAFICH) Inscrições: De 25/09/2008 a 03/10/2008 no site http://www.fafich.ufmg.br/
Realização: Programa de Pós-Graduação em História – FAFICH/UFMG
V JORNADA DE ENSINO DE HISTÓRIA
Universidade Estadual do Norte do Paraná
06 a 10 de outubro de 2008
Inscrições de 20 de agosto a 26 de setembro de 2008.
www.jornadadehistoria.info
1° CONGRESSO SERGIPANO DE HISTÓRIA – História e Memória
Período:
Local: Auditório do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe
Informações: http://se.anpuh.org/congresso
2° GT NACIONAL DE HISTÓRIA DAS RELIGIÕES
Tolerância e Intolerância nas Manifestações Religiosas
Período:
Local: UNESP/ Campus de Franca-SP
Informações: http://www.franca.unesp.br/
IV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTORIA CULTURAL
Sensibilidades e sociabilidades
Período:
Local: Goiânia/GO
Informações: www.historiacultural2008.ucq.
I SPHS – PRIMEIRO SIMPÓSIO PERSPECTIVAS
21 a 23 de outubro de 2008
Centro de Letras e Ciências Humanas.
PPGHS – Programa de Pós-Graduaçao
http://www2.uel.br/cch/his/
I SIMPÓSIO DE ORALIDADE E MEMÓRIA SOCIAL
Experiências Teórico-Metodológicas
Período:
Local: Universidade Federal do Ceará
Inscrições: simposiooralidade@hotmail.com
INFORME ANPUH
NOTÍCIAS DA ANPUH NACIONAL
Fórum da pós-graduação: O Fórum Nacional de Pós-graduação tem se reunido uma vez a cada semestre. O próximo encontro será nos dias 24 e 25 de outubro, em Florianópolis.
Foram estabelecidos grupos de trabalho, que se ocupam de questões importantes para a avaliação da área, a exemplo do Qualis Evento, questão da co-autoria nas humanidades, produção de materiais didáticos, qualis livros, entre outras. Tal decisão é uma tentativa de se estabelecer, a partir de amplo debate, um consenso em relação a questões que afetam diretamente os programas e, ao mesmo tempo, fornecer subsídios para a coordenação da área de História, exercida pela Profa. Dra. Raquel Glezer.
Regulamentação da profissão de historiador: O Projeto de Lei 3759/2004 que regulamenta a profissão de historiador está novamente em tramitação por solicitação do deputado do PCdB pela Bahia Daniel Almeida. A Anpuh Nacional, por intermédio da colega professora Dra. Lucilia Neves, atualmente professora visitante da UnB, está buscando marcar audiência com o referido deputado tendo em vista a necessidade de discussão do projeto. Espera-se que logo após as eleições ocorra o agendamento dessa reunião.
Licenciaturas:Ocorreu a III Jornada de Ensino de História, promovida pelo Departamento de História da UFC e pelo Laboratório de Ensino de História da UFC, com apoio da AnpuhCE em cuja ocasião foi criado o Fórum das Licenciaturas em História do Ceará.
Simpósio Nacional: Prosseguem os trabalhos de concepção e organização do Simpósio Nacional de História, que ocorrerá entre 12 e 17 de julho de 2009 em Fortaleza, Ceará.
Revistas da ANPUH: A Revista Brasileira de História e a Revista Eletrônica História Hoje continuam recebendo artigos para os próximos números.