quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Documentário: Imagens históricas são trunfo de "Fidel"

Aproveitando a oportunidade surgida com a renúncia de Fidel Castro esta semana, após 49 anos de poder em Cuba, o canal Futura põe no ar um documentário inédito, dividido em duas partes, sobre o "único mito vivo da história da humanidade", como definiu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A produção é norte-americana (de 2005) e se vale de uma impressionante quantidade de imagens históricas de TV e vídeo que mostram o Comandante em momentos incomuns. Logo na abertura, vemos um Fidel de 32 anos, recém-vitorioso em sua revolução, dando uma entrevista em inglês a um talk-show norte-americano.
"Não está assustado com todo o poder e responsabilidade que tem agora em mãos?", pergunta o apresentador. "Assustado, não, porque tenho autoconfiança, mas um pouco preocupado", devolve um Fidel visivelmente tímido e inseguro, como quase nunca se vê.
A estrutura do documentário é cronológica, começando com a infância do "guajiro" e passando pelas fases mais marcantes de sua vida pública, sempre entremeadas com entrevistas.
A guerrilha em Sierra Maestra, a tomada de Cuba, a viagem aos EUA, a fase de "James Dean da política internacional", como define um entrevistado, o ataque à Baía dos Porcos, a Crise dos Mísseis, tudo está aqui.

FIDEL CASTRO
Quando: parte 1: hoje, às 20h30; parte 2: amanhã, às 20h30
Onde: Futura

Nenhum comentário: