segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Livros: Idade Média

+ livros

Das relíquias à INTERNET

"A Idade Média Explicada aos Meus Filhos" e "O Corpo das Imagens" identificam nos valores e nas crenças medievais a origem da época atual

HILÁRIO FRANCO JR.
DA REDAÇÃO

A Idade Média Explicada aos Meus Filhos", de Jacques le Goff, e "O Corpo da Imagem", de Jean-Claude Schmitt, apresentam concepções bem diferentes e, ao mesmo tempo, pontos em comum.
O primeiro livro, como seu título indica, é dirigido aos jovens (ou àqueles que desejam se iniciar no assunto); o segundo está voltado para um público já familiarizado com a cultura medieval. Um faz um apanhado geral da história européia na Idade Média em pouco mais de uma centena de páginas em formato menor que o tradicional. Outro trata da cultura visual daquela época em quase 400 páginas em formato maior.

Em razão dos diferentes objetos de estudo, um não precisa recorrer a imagens, outro reproduz mais de 70 (embora nem sempre de boa qualidade visual na edição brasileira). As dificuldades que os dois estudiosos enfrentaram também foram inversas: no caso de Le Goff, a abundância de dados e de trabalhos a serem sintetizados; no de Schmitt, a relativa carência, compreensível, de um campo de estudo recente.

Mas ambos respondem com sucesso aos desafios que se colocaram. O de Le Goff, explicar em linguagem simples, mas sem concessão ao rigor, um tema muito amplo, toda a Europa Ocidental por mais de dez séculos nas suas mais variadas expressões.

O de Schmitt, examinar em profundidade alguns aspectos do caráter e das funções das imagens na Europa medieval. Ambos, por caminhos bem diversos, reafirmam a importância da Idade Média para a civilização ocidental.

O Le Goff cidadão entusiasta da Comunidade Européia leva o Le Goff historiador a lembrar seus interlocutores que "a Idade Média foi o período no qual surgiu e foi construída a Europa", foi o período que legou a esta "um movimento ao mesmo tempo de unidade e diversidade, que ainda pode servir de inspiração".

Schmitt, de seu lado, mostra que nossa atual "civilização da imagem", apesar de tecnicamente mais sofisticada e diversificada (fotografia, cinema, televisão, internet), tem sua base na valorização e amplo uso cultural da imagem na Europa cristã medieval.

Se o primeiro empreendimento poderia parecer simples, seria apenas por desconhecimento do observador quanto ao risco constante de se cair em simplificações abusivas e escolhas arbitrárias, armadilhas evitadas pelo grande especialista que é o autor.

Diálogos imaginários

Para enfrentar a tarefa, Le Goff recorreu ao artifício (muito usado, aliás, pelos próprios medievais) de estabelecer diálogo com jovens imaginários, que lhe formulam questões e fazem observações.

As 129 intervenções desses interlocutores ao mesmo tempo dão ritmo ao texto e servem de pretexto para o historiador abordar diferentes aspectos da vida na Europa medieval. Assim, em respostas de, em geral, um curto parágrafo, ele sintetiza a cronologia e o sentido do rótulo "Idade Média", descreve a função social e o cotidiano dos cavaleiros e dos castelos, dos clérigos e das catedrais, dos burgueses e das cidades, dos camponeses e dos campos.

Também discute o papel do papa, do imperador e dos reis naquela sociedade, sem esquecer, contudo, de seus marginais (pobres, doentes, hereges, judeus). Apresenta em linhas gerais as artes, as letras, o teatro e o ensino, bem como a manifestação cultural de todos que eram as festas.

Insiste, como não poderia deixar de ser, no papel central da devoção na vida daquela época, repleta de anjos, demônios, santos, fadas e dragões. Sentimento religioso enraizado e vigoroso que dava unidade profunda àquela Europa então dividida em feudos, cidades autônomas, condados, ducados, reinos, não poucas vezes em conflito aberto entre si.

Se o segundo empreendimento poderia parecer excessivamente ousado, seria apenas por desconhecimento das fecundas reflexões a respeito que têm sido feitas nas duas últimas décadas por vários historiadores, inclusive o autor. Sendo, no entanto, ainda precoce qualquer tentativa de síntese, Schmitt reuniu em seu livro 11 ensaios independentes, embora fortemente articulados por uma mesma problemática -a de pensar o lugar das imagens na cultura medieval e o da cultura medieval nas imagens.

Essas imagens têm um "corpo", como diz o título do livro, não somente pela sua própria materialidade (pedra, metal, tinta etc.), mas também por corporificar pensamentos e sentimentos da sociedade que as produzia e consumia.

À semelhança de Deus

Dentre os ensaios, alguns são mais teóricos, discutem a relação do historiador com as imagens e a formação do próprio estatuto da imagem na cultura ocidental. Outros estudam o culto a certos tipos de imagens, caso do crucifixo, do Volto Santo [objeto com imagem do rosto de Cristo] e das relíquias. Outros estão dedicados a formas imagéticas ainda mais impalpáveis, porém de grande importância social para aquela época e de imenso interesse para o historiador: os sonhos, as visões, os fantasmas.

O que cimenta esse conjunto de estudos instigantes é a constatação de que a imago é o fundamento da antropologia cristã, é o centro da concepção de homem feito "à imagem e semelhança de Deus". Disso decorre que tudo na cultura cristã -cujo modelo se afinou e se consolidou justamente na Idade Média- é figurável, mesmo Deus. Para os medievais, nota com razão o autor, toda imagem era de certa forma uma aparição, uma materialização (nos moldes da Encarnação), uma percepção visível do invisível.

HILÁRIO FRANCO JÚNIOR é professor da pós-graduação em história social da USP.

A IDADE MÉDIA EXPLICADA AOS MEUS FILHOS
Autor: Jacques Le Goff
Tradução: Hortencia Santos Lencastre
Editora: Agir (0/xx/21/3882-8200)
Quanto: R$ 24,90 (120 págs.)

O CORPO DAS IMAGENS
Autor: Jean-Claude Schmitt
Tradução: José Rivair Macedo
Editora: Edusc (0/xx/14/2107-7111)
Quanto: R$ 57 (382 págs.)

Nenhum comentário: