A Universidade Estadual da Paraíba vem contabilizando importantes conquistas na área de Pós-graduação e Pesquisa, nos últimos três anos. Há poucos dias, a UEPB conquistou o Mestrado em Relações Internacionais, que funcionará no Campus de João Pessoa, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O curso é o primeiro nesta área das regiões Norte/Nordeste.
A Capes reconheceu que criação de um Mestrado em Relações Internacionais, em João Pessoa, contribuirá para a expansão do acervo de conhecimentos especializados e para a consolidação do pensamento crítico latino-americano.
Considerou, também, que este curso poderá atenuar a perturbadora carência do Nordeste brasileiro de profissionais preparados para compreender em profundidade os amplos, diversificados e complexos processos de interdependência entre as sociedades e Estados nacionais, com destaque para os que compõem a América Latina.
Entre outros aspectos, o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UEPB tem como objetivo formar professores universitários, pesquisadores de alto nível e profissionais capazes de prestar serviços especializados à entidades governamentais, empresas públicas e privadas, entidades sindicais e organizações não-governamentais que demandem, por suas naturezas, propósitos e funções, compreensão aprofundada dos interesses, normas, instituições, políticas e programas relacionados a dinâmica das relações internacionais;
E ainda, produzir conhecimento sólido e relevante em Relações Internacionais destacando a América Latina como objeto de investigação empírica e dando atenção particular aos aspectos econômicos, processos sociais e as instituições internacionais; além de alimentar sistematicamente, nos professores e alunos, a capacidade reflexiva e a discussão conceitual pertinente as relações entre as sociedades e os Estados nacionais.
Visa, também, promover o diálogo permanente entre professores, pesquisadores e profissionais de áreas e subáreas do conhecimento afins, não apenas como forma de ampliar e universalizar o conhecimento sobre temáticas inerentes aos processos e fenômenos internacionais, mas, também, de ensejar o enriquecimento da reflexão conceitual.
Outro objetivo é contribuir, a partir da divulgação dos resultados de seu programa de trabalho, para melhorar a compreensão da sociedade brasileira acerca dos problemas, fenômenos, processos e tendências internacionais; além de colaborar com a formulação de políticas públicas que visem uma melhor integração do Brasil e do Nordeste brasileiro no cenário internacional, dando especial atenção ao universo latino-americano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário