segunda-feira, 26 de maio de 2008

Mestrado em História Regional e Local

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA –UNEB – PPG
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CAMPUS V
SANTO ANTÔNIO DE JESUS - BAHIA
EDITAL Nº. 15-2008
CONVOCAÇÃO PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO PARA ALUNO REGULAR NO CURSO DE MESTRADO EM HISTÓRIA REGIONAL E LOCAL 2008.2
VAGAS: 13
LINHAS DE ESTUDO:
I – Estudos Regionais: Campo e Cidade
II – Estudos sobre Trajetórias de Populações Afro-brasileiras.
PERÍODO, LOCAL E MODALIDADE DE INSCRIÇÕES:
As inscrições serão realizadas no período de 20 de maio a 10 de junho de 2008, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em História Regional e Local -UNEB – sediado na Rua Monsenhor Antônio Oliveira nº. 81, 2º andar – Centro – Santo Antônio de Jesus-Ba, nos dias úteis, das 14h. às 17h. ou nas Agências do Correio (via SEDEX), com data de postagem entre os dias 20 de maio a 10 de junho de 2008, encaminhando toda a documentação exigida para o seguin! te endereço: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA REGIONAL E LOCAL – Rua Monsenhor Antonio Oliveira, nº. 81, centro, Santo Antonio de Jesus – CEP: 44.571-060.
A homologação das inscrições será publicada no dia 12 de junho de 2008, na Secretaria do Programa e no portal do Programa em História Regional e Local ( www.ppghis.uneb.br).
PROJETO DE PESQUISA
Deve ser entregue em 3 vias contendo as seguintes especificações: deverá ter no máximo 20 páginas (excluídas capa e sumário), fonte 12, Time New Roman, espaço 1,5, papel formato A4, margem 2,5 cm. O Projeto de Pesquisa contemplará os seguintes itens:
TÍTULO
APRESENTAÇÃO
JUSTIFICATIVA
OBJETIVOS
PROBLEMÁTICA (REFLEXÃO SOBRE O TEMA E DIÁLOGO COM BIBLIOGRAFIA PERTINENTE)
METODOLOGIA
FONTES DOCUMENTAIS
CRONOGRAMA DE PESQUISA PARA 2 (DOIS) ANOS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E -OU ELETRÔNICAS.
4.0. DO PROCESSO DE SELEÇÃO:
4.1. ANÁLISE E SELEÇÃO O DOS PROJETOS DE PESQUISA.
A avaliação do Projeto de! Pesquis a é eliminatória e nela observar-se-á a relevância e a viabilidade da proposta, coerência e articulação com a linha de pesquisa, diálogo com a bibliografia pertinente e indicação das fontes documentais. Nesta etapa o candidato será
avaliado numa escala de notas de 0 a 10 e serão eliminados candidatos com nota inferior a 7,0 (sete). O resultado desta Etapa será divulgado no dia 19 de junho de 2008 na Secretaria do Programa e no portal do Programa ( www.ppghis.uneb.br).
4.2. PROVA ESCRITA.

A prova escrita será dissertativa sobre tema vinculado à área de concentração do Programa e será realizada em 08 de julho de 2008, das 9:00h às 13:00h, no DCH - Campus V – Santo Antônio de Jesus, conforme listagem candidatos-sala, afixada na entrada do Campus.
4.3. A avaliação da prova escrita observará capacidade de argumentação e de síntese, correção gramatical e diálogo com a bibliografia pertinente. A prova será avaliada numa escala de notas de 0 a 10 e serão eliminados os candidatos com nota inferior a 7,0 (sete).
O resultado desta Etapa será divulgado no dia 15 de julho de 2008, na Secretaria do Programa e no portal do Programa ( www.ppghis.uneb.br).
4.4. BIBLIOGRAFIA PARA PROVA ESCRITA:
BURKE, Peter. O que é história cultural? Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.
CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense, 1982.
GAY, Peter. O Estilo na História. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
HALL, Stuart. Identidade cultural na pós-modernidade. 11 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006
MALERBA, Jurandir (org.). A história escrita: teoria e história da historiografia. São Paulo: Contexto, 2006.
O EDITAL COMPLETO SE ENCONTRA NO SITE: http://www.ppghis.uneb.br/

Nenhum comentário: