quarta-feira, 4 de junho de 2008

Guia do Mestre da Revista de Historia


Desde os primeiros números, a Revista de História da Biblioteca Nacional recebe cartas de professores exaltando a utilização das edições como recurso didático, por seu conteúdo sério, rigorosamente avaliado e editado, e textos de leitura agradável, com informações atuais e seguras. Os professores apontam como aspectos que atraem a atenção dos seus alunos a qualidade do projeto gráfico e as belas imagens que ilustram os artigos. Estas manifestações incentivaram o lançamento de um projeto especial: o “Guia do Mestre”, um roteiro de utilização do conteúdo da Revista de História da Biblioteca Nacional em sala de aula. Serão elaborados encartes que retomam a discussão de um artigo publicado na mesma edição, oferecendo dinâmicas interessantes e adaptadas à linguagem da escola. A idéia é que o encarte funcione como um suplemento pedagógico, auxiliando os professores do ensino médio da rede pública na fixação de conteúdos, na abordagem de temas do cotidiano e na sugestão de atividades de classe, em que os alunos se sintam envolvidos por uma proposta estimulante e criativa.
Inicialmente, o projeto se concentrará nas escolas estaduais do Rio de Janeiro. Serão distribuídos exemplares de edições passadas, enriquecidos pelos suplementos, a todas as escolas da rede. Após esta fase experimental, o projeto poderá ser ampliado para todo o Brasil, a depender da recepção de professores, pedagogos e, claro, do fiel público leitor de nossa Revista.
Professores que são, os realizadores do “Guia do Mestre” conhecem o fosso que separa as boas idéias das carências do espaço escolar brasileiro. Por isso mesmo, agora recorrem à experiência de colegas de ofício para ajudar a pensar a proposta.
Colabore com o projeto registrando sugestões sobre temas a serem explorados e práticas a serem adotadas. Dê sua contribuição para tornar o ensino da História do Brasil mais prazeroso e atraente.

Escreva para Alexandre Camargo, pesquisador responsável pelo Projeto Guia do Mestre, através do e-mail revistadehistoria@revistadehistoria.com.br

Nenhum comentário: