quinta-feira, 26 de junho de 2008

V Colóquio História e Arqueologia da América Indígena

Universidade de São Paulo – 28 e 29 de outubro de 2008

Desde 2000, pesquisadores e professores da Universidade de São Paulo (USP) atuam à frente do Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos (CEMA/USP) com o objetivo central de incentivar e viabilizar o crescimento da pesquisa arqueológica e histórica sobre os povos indígenas da Mesoamérica e Andes nos períodos Pré-hispânico e Colonial. Essa iniciativa vem sendo apoiada pelo Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) e pelo Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).
Os quatro colóquios anteriores, realizados entre 2002 e 2006, contribuíram para esse objetivo, propiciando a divulgação de pesquisas em andamento e estreitando os contatos entre pesquisadores e professores de áreas afins, provenientes de diversas universidades brasileiras e estrangeiras.
O V Colóquio, assim como os anteriores, pretende ser um foro de discussão dos estudos sobre os povos ameríndios de todas as regiões e épocas, e não apenas sobre os mesoamericanos e andinos da época pré-hispânica ou colonial. Dessa forma, nosso objetivo é, também, incentivar o debate acadêmico com arqueólogos, etnólogos e historiadores de áreas de estudo tão bem consolidadas em nosso país, como a arqueologia e etnologia da Amazônia e a história indígena colonial.
Com a expectativa de avançar no cumprimento desses objetivos, convidamos pesquisadores, professores, alunos e demais interessados a assistir ou expor suas atividades acadêmicas (projetos ou resultados de pesquisa) no V Colóquio História e Arqueologia da América Indígena, a ser realizado nos dias 28 e 29 de outubro de 2008, no Departamento de História da FFLCH da USP.

Informações e normas de participação:

1 – Data e local: O V Colóquio História e Arqueologia da América Indígena será realizado nos dias 28 e 29 de outubro de 2008 na Sala de Vídeo do Departamento de História da FFLCH da USP, situado na Av. Prof. Lineu Prestes, 338 – Cidade Universitária – CEP 05508 -900 – São Paulo – SP – Brasil. O horário será divulgado posteriormente, junto com o programa, pois depende do número de inscritos.

2 – Participação sem a apresentação de comunicação: Comparecer ao local nos dias e horários programados. Para receber a programação basta enviar um e-mail até o dia 15 outubro de 2008 para cema@usp.br
A programação do colóquio será divulgada por correio eletrônico, pelo site do CEMA/USP, que está em construção (www.fflch.usp.br/cema), e afixada em murais da USP (prédios da FFLCH e MAE) até o dia 15 de outubro de 2008.

3 – Participação com a apresentação de comunicação: Enviar uma proposta de comunicação (de duração máxima de 20 minutos) para o Comitê Organizador. A proposta deve conter um resumo da comunicação (de no máximo 1.000 caracteres com espaço) acompanhado por um currículo resumido do(s) proponente(s) ou pela indicação de endereço do currículo Lattes. As propostas serão analisadas para seleção segundo sua pertinência temática no Colóquio. Depois, serão agrupadas em mesas de trabalho por suas afinidades regionais (Mesoamérica, Andes, Amazônia etc.), temáticas ou de abordagens empregadas. Também poderão ser enviadas propostas de mesas completas, com o mínimo de 3 integrantes. Neste caso, deve-se enviar também um título para a mesa de trabalho.

4 – Forma, local e data limite para a entrega de inscrição: O material mencionado no item anterior, de preferência em arquivos tipo Word ou Notepad, deve ser enviado para o correio eletrônico cema@usp.br até o dia 14 de julho de 2008. O recebimento do material será informado ao remetente em até 7 dias.

5 – Resultado da seleção de propostas e programação do Colóquio: Serão enviados para os endereços eletrônicos dos proponentes até o dia 21 de julho de 2008.

6 – Certificados: O Comitê Organizador se responsabiliza pela emissão de certificados aos expositores de comunicação e aos ouvintes com pelo menos 70% de freqüência nas sessões do Colóquio.

Comitê Organizador CEMA/USP
Cristiana Bertazoni Martins (Museu de Arqueologia e Etnologia da USP)
Eduardo Natalino dos Santos (Depto. de História da FFLCH da USP)
Marcia Arcuri (Museu de Arqueologia e Etnologia da USP)
Seminário Permanente de História e Arqueologia da Mesoamérica e Andes (5o. ano/2008)

Nenhum comentário: