quarta-feira, 3 de setembro de 2008

5ª Mostra Internacional de Música em Olinda

Divulgação/Beto Figueiroa

A Mostra Internacional de Música em Olinda (MIMO) é um festival único no Brasil que possui uma programação abrangente e voltada para a música instrumental, erudita e popular. A 5ª edição da MIMO acontece entre 1 e 7 de setembro, contando com mais de 20 concertos gratuitos, além de palestras, workshops de música e mostra de filmes.
Os encontros da Mostra ocorrem no interior das igrejas barrocas locais. "Quando criei o evento, queria levar à Olinda concertos de alta qualidade artística, que somados às apresentações nas igrejas históricas, promovessem uma experiência mágica e profunda", avalia Lu Araújo, idealizadora, diretora artística e dona da produtora Lume Arte, responsável pelo festival.
Na edição de 2008 haverá a participação do trompetista cubano Yasek Manzano, pela primeira vez no Brasil a Sinfonietta Jönköping, vinda da cidade de Jönköping, na Suécia, fundada no século XIII, Eliane Coelho, cantora lírica carioca radicada há trinta anos na Europa. Ainda estarão presentes o grupo argentino Antique Cordova Ensemble, especializado em música barroca latino-americana, o consagrado arranjador, produtor, compositor e pianista, Eumir Deodato.
O festival que está com diferentes linguagens e etnias, aposta também na dupla Haim Isaacs e Izidor Leitinger. A MIMO vai apresentar também o universo de Zabé da Loca, nascida no agreste de Pernambuco, atualmente com 84 anos, uma exímia tocadora de pífano, tradicional flauta inventada no Nordeste, fabricada geralmente com galho de bambu, e propagada para todo o Brasil pela Banda de Pífanos de Caruaru.
Com nove músicos nascidos em seis países latino-americanos, o América Contemporânea vai relembrar as canções tradicionais das culturas de cada um de seus músicos, um rico painel de sonoridades, entre cirandas, merengues, chacareras, peças baseadas em ritmos afro-andinos, bullerengues e cantos de origens indígenas e espanholas.
Haverá, ainda, concertos e recitais eruditos, como o do Quinteto Villa-Lobos, e o da Orquestra MIMO - integrada pelos alunos da Oficina de Formação de Orquestra do festival - com regência de Silvio Barbato e participação de Egberto Gismonti ao piano.
O duo que vai criar momentos mágicos é o dos brasileiros Gilson Peranzzetta (piano e arranjos) e Mauro Senise (flauta e sax). Na linha do melhor da tradição musical brasileira, se apresentam, também, Siba e Roberto Corrêa, buscando em seus trabalhos a recriação de suas raízes regionais. Pernambucano,
A Orquestra Sinfônica do Recife tocará no dia 7 de setembro quando alunos selecionados do curso ministrado pelo maestro Isaac Karabtchevsky terão a oportunidade de fazer a regência. No mesmo dia, às 16h, apresenta-se a Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque, com regência de Cussy de Almeida, que terá como solistas Jerzy Milewski e Aleida Schweitzer, na Igreja Rosário dos Homens Pretos.
Novidade na MIMO 2008, o ciclo de palestras conta com a participação do jornalista Irineu Franco Perpétuo, do crítico musical Carlos Calado e o mestre em Composição e Regência e Diretor da Sala Cecília Meirelles, João Guilherme Ripper. Pararlelamente ao festival, a mostra de filmes exibe longas sobre música como Onde a coruja dorme, Hebert de perto, Dona Helena, Três Irmãos de Sangue e Pindorama - a verdadeira história dos sete anões. Por fim, a Etapa Educativa, músicos ministram aulas gratuitas para cerca de mil alunos, vindos anualmente de diversos locais do Brasil e até do exterior. As atividades atendem a diferentes níveis de aperfeiçoamento, promovendo desde o primeiro contato com a música para os leigos a oportunidades de reciclagem para músicos profissionais, como nas Master Classes ou nas Oficinas de Formação de Orquestra.

PROGRAMAÇÃO

Etapa educativa : apenas para inscritos. 1 a 6 de setembro (Curso de regência, Oficinas de formação de orquestra, Masterclasses e workshops)
Locais: Teatro de Santa Isabel, Convento de São Francisco, Conservatório Pernambucano de Música e Centro de Educação Musical de Olinda

Concertos: 3 a 7 de setembro. 11h30, 16h, 18h30, 20h30
Senhas : Cada pessoa só poderá pegar uma senha por vez
Para os concertos das 18h30 as senhas serão distribuídas às 17h, na Biblioteca de Olinda
Para os concertos das 20h30 as senhas serão distribuídas às 18h, na Biblioteca de Olinda
Para os concertos dos demais horários não haverá senha
Local de Distribuição das Senhas > Biblioteca de Olinda (Av. da Liberdade, s/nº - Carmo)
Locais de Realização dos Concertos: Igrejas da Sé, do Rosário dos Homens Pretos, N. Senhora de Guadalupe, N. Senhora do Monte, de São Pedro Apóstolo, Mosteiro de São Bento, Seminário de Olinda, Convento de São Francisco e Espaço Petrobras MIMO
Mostra de Filmes: 3 a 7 de setembro I 18h e 19h
Locais: Seminário de Olinda e Pátio da Igreja da Sé
Palestras > 4 a 6 de setembro I 10h30
Local: Auditório da AESO (Rua de São Bento, 200 - Antiga Faculdade de Direito de Olinda)
Informações MIMO: (21) 2508-5565 ou www.mimo.art.br.

Entrada Gratuita

Nenhum comentário: