segunda-feira, 30 de março de 2009

CNPQ DIVULGA GANHADOR DO MAIOR PRÊMIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PAÍS

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) já tem o nome do pesquisador que receberá a mais importante honraria em ciência e tecnologia do Brasil, o Prêmio Almirante Álvaro para Ciência e Tecnologia. O agraciado será o historiador José Murilo de Carvalho, escolhido nesta quarta-feira (25/03) durante a reunião do Conselho Deliberativo do CNPq. O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, se encarregou de comunicar a Murilo de Carvalho que ele foi o agraciado.


Reunião do Conselho Deliberativo, presidida por Marco Antonio Zago (C), presidente do CNPq.


Durante a reunião, também foram definidos os nomes de pesquisadores que receberão o título de Pesquisador Emérito do CNPq em 2009, concedido anualmente a pesquisadores que prestaram relevantes contribuições ao desenvolvimento científico e tecnológico do país, e os nomes das instituições colaboradoras que incentivaram o crescimento, desenvolvimento, aprimoramento e divulgação do CNPq na missão de fomento a pesquisa e capacitação profissional de todas as áreas do conhecimento. Estas instituições receberão o título de Menção Especial de Agradecimentos da agência durante a comemoração do 58º aniversário, em 14 de abril próximo.


Historiador do Brasil


José Murilo de Carvalho
Nascido na cidade de Andrelândia, em Minas Gerais, o sociólogo e historiador José Murilo de Carvalho formou-se em sociologia e política pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1965. Mestre e doutor pela Stanford University, Estados Unidos, e pós-doutor em história da América Latina na University of London, Inglaterra, foi um dos membros fundadores da pós-graduação em Ciência Política da UFMG e do doutorado em Ciência Política e Sociologia do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Suas pesquisas e sua produção concentram-se na história do Brasil Império e Primeira República, com ênfase nos temas da cidadania, republicanismo e história intelectual. Entre as homenagens recebidas, foi Pesquisador Emérito do CNPq em 2008, Comendador da Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, pela Presidencia da República do Brasil, em 1998, e da Ordem de Rio Branco, pelo Ministério das Relações Exteriores, em 1981. Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Brasileira de Letras.


Maior honraria da ciência brasileira


O Prêmio Almirante Álvaro Alberto é uma parceria entre o Ministério da Ciência e Tecnologia, o CNPq e a Fundação Conrado Wessel. É um reconhecimento e estímulo a pesquisadores brasileiros pelo trabalho realizado ao longo de sua carreira em prol do progresso da ciência e pela transferência de conhecimento da academia ao setor produtivo. É concedido anualmente, em sistema de rodízio, às grandes áreas do conhecimento: Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. Nesta edição, referente ao ano de 2008, a área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes é a contemplada. O importante diferencial do prêmio é não aceitar inscrições. O agraciado escolhido recebe diploma, medalha e R$ 150 mil, quantia concedida pela Fundação Conrado Wessel, em cerimônia pública a ser realizada no próximo dia 5 de maio na Academia Brasileira de Ciências (ABC), no Rio de Janeiro, com a participação do ministro Sergio Rezende. A cada ano, uma Comissão de Especialistas é designada para indicar os nomes dos candidatos merecedores do prêmio. A comissão é formada por representantes da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Associação Nacional dos Docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI), do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados (CONFAP) e dos Comitês de Assessoramento do CNPq. Este ano, a comissão foi formada pelos pesquisadores Gilberto Velho (presidente), Ismail Xavier, Virgílio Almeida, Aldina Prado Barral, Elisa Pereira Reis, Roque Laraia, Malvina Tuttman, Eliane Barbosa, Maria Amélia Teles, Roberto Kant Lima, Eudenilson de Albuquerque e Rui Curi. Criado em 1981, o Prêmio já foi concedido aos mais destacados pesquisadores brasileiros, entre eles Sergio Henrique Ferreira, Fernando Galembeck, Carlos Chagas Filho, Celso Monteiro Furtado, Aziz Nacib Ab'Saber, Ozires Silva, Florestan Fernandes, Caio Prado Júnior, Otto Richard Gottlieb, Mário Schenberg, Herch Moysés Nussenzveig, José Leite Lopes, Eduardo Moacyr Krieger, Jacob Palis Júnior, Maria Isaura Pereira de Queiroz, entre outros (veja a lista completa em http://www.cnpq.br/premios/2008/alvaro_alberto_2008/index.htm


Nenhum comentário: