quarta-feira, 22 de julho de 2009

A gente negra na Paraíba oitocentista vira livro



Obra da professora Solange Pereira da Rocha, do Departamento de História da UFPB, ganhou prêmio da Associação Nacional de História

Resultado de uma tese defendida em doutorado em História e vencedor do Prêmio ANPUH-Tese, outorgado pela Associação Nacional de História, o livro “Gente Negra na Paraíba Oitocentista – População, Família e Parentesco Espiritual”, de autoria da historiadora Solange Pereira da Rocha, vai ser lançado em João Pessoa, em agosto.
O lançamento está previsto para o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB, no campus I, em João Pessoa, em data ainda a ser definida.
O livro, editado pela Unesp, aborda a temática de famílias negras (escravas, libertas e livres) na Província da Paraíba. Com isso, coloca em evidência a relação de parentesco de sangue e espiritual existente entre a população do século XIX, refutando a imagem internalizada em nossa cultura de que os negros não tinham famílias, já que o modelo é sempre o da estrutura patriarcal colonial ou nuclear das sociedades urbanas.
Na tese que deu origem ao livro, a professora Solange Pereira da Rocha, do Departamento de História da UFPB, constrói um panorama de lutas para identificar a autonomia social e econômica em um universo dominado pela escravidão, aprofundando o conhecimento acerca da organização familiar e da conjuntura econômica no contexto oitocentista.
Solange Pereira é historiadora com graduação na UFPB e pós-graduação (Mestrado e Doutorado) na Universidade Federal de Pernambuco, com estudos sobre a população negra no século XIX. Desde o final da década de 1980 atua em movimentos anti racistas, sendo que em João Pessoa é co-fundadora da Bamidelê – Organização de Mulheres Negras na Paraíba.

Fonte: Agência de Notícias - Wellington Farias

Nenhum comentário: