sexta-feira, 7 de agosto de 2009

III Encontro Norte e Nordeste de História da Educação


O Encontro Norte e Nordeste de História da Educação – ENNHE - tem sua origem no movimento de consolidação da área, nas Regiões Norte e Nordeste do país, vinculando-se aos grupos de pesquisa dos diferentes Programas de Pós-Graduação em Educação. O diálogo propiciado pelas diferentes edições do encontro tem gerado férteis relações, aproximando os pesquisadores na constituição de redes e mapeamento de fontes, estudos comparados, constituição de acervos e de centros de memória.
Concebido durante o 17º EPENN (2005), a primeira edição do ENNHE foi realizada no âmbito do V Encontro Cearense de Historiadores da Educação, em Guaramiranga, em 2006 e organizado pela UFC. O II ENNHE ocorreu em São Luiz, em 2007, sendo promovido pelo NEDHEL/UFMA, quando da realização do I Encontro Maranhense de História da Educação. O III Encontro Norte e Nordeste de História da Educação, dando continuidade às edições anteriores, articula-se com o X Colóquio de História da Educação da Bahia. Desenvolvendo-se numa perspectiva de colaboração com outros PPGE’s das regiões, procura ampliar e consolidar as redes de pesquisa no campo da História da Educação tanto na Bahia, quanto nos outros estados. As experiências construídas pelo PMEB, ao tomar memórias, acervos e a construção do Laboratório de Imagens sobre a Educação na Bahia, com ênfase na História da Educação, demarca a singularidade das linhas de pesquisa e objetos de estudos que se circunscrevem no contexto investigativo do grupo, encaminhando-se para a consolidação da REDEMEMO (Rede Memória da Educação).
A parceria entre o PMEB, GRAFHO e o Grupo de História da Educação da FACED/UFBA, intensifica-se na perspectiva de colaborar com as pesquisas na área e, mais especificamente, com as interfaces entre memória e cultura material escolar. O III ENNHE busca contribuir com a produção no campo da História da Educação das regiões, fortalecendo as pesquisas na área.
A escolha da temática para esta edição, História da Educação: memória, arquivos e cultura escolar, agrega-se aos eventos anteriores, intentando refletir sobre as relações entre memória, arquivos e cultura escolar, nos domínios da historiografia educacional, com destaque para a consolidação das pesquisas nas regiões.Esperamos que o Encontro propicie significativas interfaces entre os pesquisadores, grupos de pesquisa da área e dos programas, ao reforçar a solidariedade e construção coletiva de conhecimento.

2 comentários:

Prof. Dr. Manuel Pina disse...

A aí, vamos comer acarajé?

Abraço

Wagner Marques disse...

Mais um evento muitíssimo interessante!