terça-feira, 20 de julho de 2010

AMÉRICAS “Américas: Sistemas de Poder, Integração e Pluriculturalidade”


Local: Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Campus Maracanã

Data: 20 a 24 de setembro de 2010

CHAMADA DE TRABALHOS PARA O SIMPÓSIO

PP1: "Trabalho, Educação e Sociabilidade na América Latina"

COORDENADORES:

Prof. Dr. José dos Santos Souza – UFRRJ (E-mail: jsantos@ufrrj. br )

Profª. Drª. Miriam de Oliveira Santos – UFRRJ (E-mail: mirsantos@uol. com.br )

CONVOCATÓRIA: convidamos os pesquisadores, docentes e alunos de pós-graduação stricto-sensu a enviarem trabalhos para o Simpósio "Trabalho, Educação e Sociabilidade na América Latina", uma programação do II Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas. Para este simpósio, serão selecionadas comunicações pertinentes à temática “Trabalho” e suas implicações nas ações e formulações no campo das políticas públicas e dos movimentos sociais voltadas para a formação do trabalhador na América Latina.

EMENTA: O presente simpósio pretende estabelecer conexões conceituais e metodológicas entre abordagens que estão dispersas em múltiplas temáticas tomando as relações entre trabalho e educação como objeto central para a análise. São propostos três eixos de análise:

1) reflexão sobre as diferentes formas de acesso, domínio e gestão das políticas públicas relacionadas com a educação profissional e a formação da mão-de-obra; conflitos e relações de poder decorrentes destas políticas;

2) processos de formulação e implementação de políticas públicas para a educação e seu impacto na sociedade;

3) reflexão teórica e metodológica acerca do conceito de trabalho, e das abordagens utilizadas para entender e interpretar os conflitos e os sujeitos sociais envolvidos.

PROPOSTAS DE TRABALHOS: segundo a coordenação do evento, somente poderão apresentar comunicações: a) pesquisadores/ professores e alunos de pós-graduação stricto sensu; b) alunos de iniciação científica, com pesquisa em curso financiada pela Universidade ou Órgãos de Fomento, com a participação do professor orientador (alunos de graduação só poderão participar como ouvinte e receberão o Certificado de Ouvinte). As propostas de trabalho devem ser enviadas preliminarmente na forma de resumos e, uma vez aprovadas, a íntegra dos trabalhos deverão ser enviadas dentro do prazo estipulado. Tanto o resumo quanto a íntegra do trabalho devem estar rigorosamente de acordo com as indicações de formatação estipuladas. O resumo e a ficha de inscrição devem ser enviados por e-mail, na forma de arquivo anexo à mensagem para os coordenadores do Simpósio (jsantos@ufrrj. br e mirsantos@uol. com.br), com cópia para os organizadores do evento (congressonucleas@ gmail.com). Os arquivos anexos devem ser Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. do Word for Windows.

OBSERVAÇÃO: a Ficha de Inscrição que pode ser obtida no site do evento: http://www.congress o.nucleasuerj. com.br/index. php?option= com_content&view=article&id=2&Itemid=2&lang=pt

FORMATAÇÃO DO RESUMO: o resumo deve conter título do trabalho; nome dos autores, com nota de rodapé indicando titulação e vínculo institucional; texto de até 3.000 caracteres (com espaços) que explicite o problema, objeto de estudo, os objetivos da investigação, a metodologia aplicada, os resultados e a conclusão do trabalho. O resumo deve obedecer às seguintes indicações de formatação:

Título: fonte Times New Roman 12, em caixa alta, alinhado à esquerda. Caso haja subtítulo, este deve estar em caixa baixa.

Nome do(s) autor(es): fonte Times New Roman 12, negrito e itálico, alinhado à esquerda, separado por um espaço do título.

Texto do resumo: fonte Times New Roman 12, normal, alinhamento justificado, separado por um espaço do(s) nome(s) do(s) autor(es).

Configuração da página: papel A4, margens de 2,5cm

DATA PARA ENVIO DE RESUMOS: de 30/05/2010 a 20/07/2010

Nenhum comentário: