sábado, 11 de dezembro de 2010

Igreja de São Miguel do Castelo

A Igreja de São Miguel do Castelo ou Capela de São Miguel do Castelo, é tardo-românico e está situada na freguesia da Oliveira do Castelo, Guimarães, junto do Castelo de Guimarães.

Segundo a lenda aqui teria sido batizado o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, o que parece carecer de fundamento, uma vez que o templo data do século XIII. No entanto como lenda é lenda, ainda assim, guarda-se aqui a pretensa pia batismal que serviu para tal feito.

Na verdade, a Igreja foi mandada construir pela Colegiada de Santa Maria do Castelo, tendo sido sagrada pelo primaz de Braga, Silvestre Godinho, em 1239. Pela sua datação, o românico já não é perfeito, e parece prenunciar em alguns aspectos a ascensão do gótico.

Ao longo do tempo foi caindo em ruínas, estado em que se encontrava em meados do século XIX, quando a Sociedade Martins Sarmento decidiu restaurar a capela, que viria a ser declarada monumento nacional em 16 de junho de 1910, em simultâneo com os vizinhos Castelo de Guimarães e Paço dos Duques de Bragança, formando assim um complexo de grande importância não só histórica, como também arquitetónica.

Nenhum comentário: