domingo, 19 de junho de 2011

Portal de Periódicos Científicos Eletrônicos da UFPB






A Academia sempre exige de nós pesquisadores que publiquemos (e muito). Sempre encontro alguns amigos que dizem que querem publicar mas não sabem para onde enviar os textos. Uma dica é entrar nos sítios das universidades e pesquisar os chamados Portais de Periódicos para saber se algum pode lhe interessar para enviar seu texto. É preciso sempre estar atento no Qualis (Para informações sobre o que é como funciona pode adentrar a  http://www.brjb.com.br/files/brjb_100_4201003_id2.pdf) da revista se for muito baixo não vai valer muito em seu currículo. A UFPB tem uma lista até boa de periódicos que podem ajudar aqueles que querem publicar.O Portal de Periódicos Científicos Eletrônicos da UFPB tem o objetivo de disponibilizar os periódicos científicos elaborados ou gerenciados pelos pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba para a comunidade científica nacional e internacional. Este portal é uma iniciativa conjunta da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e do Programa de Pós-Graduação em Ciência em Ciência da Informação. Todo o conteúdo aqui disponibilizado é gerenciado pelo software Open Journal Systems (OJS) e é de responsabilidade dos respectivos editores dos periódicos. A seguir uma lista de alguns destes periódicos que estão disponíveis no Portal.
Sæculum – Revista de História
Publicada pelo Departamento de História da UFPB e Programa de Pós-Graduação em História. Frequência é semestral, e voltada à divulgação e debate de pesquisas no campo da História e da Cultura Histórica e suas diversas interfaces, abrindo espaço para o diálogo entre pesquisadores do Brasil e do exterior. Qualis B2 na área de História pela Capes e é indexada no DOAJ (Directory of Open Access Journals) e no Latindex.

Perspectivas em Gestão &; Conhecimento

Publicada pela Coordenação do Curso de Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Departamento de Ciência da Informaçãodesta contando, o apoio do Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica (IBICT), a Revista Perspectivas em Gestão & Conhecimento tem por objetivo publicar trabalhos científicos inéditos relacionados com as temáticas Gestão e Conhecimento sob abordagens que priorizem diálogos inter/pluri/multi/transdisciplinares e representem contribuição para o desenvolvimento de novos conhecimentos e/ou para aplicação nos diversos setores e organizações da sociedade.

Diversidade Religiosa. (Periódico em processo de instalação no portal)

Moringa - Artes do Espetáculo

Departamento de Artes Cênicas, vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Fomenta o diálogo interdisciplinar no campo das artes do espetáculo. Seus eixos de interesse situam-se tanto nos aspectos que compõem os processos de criação quanto nas poéticas que regem as artes espetaculares em suas relações com os distintos campos de produção cultural e demais áreas das humanidades.

Revista Religare

publicada  pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba. Seu objetivo é publicar trabalhos originais na área de Ciências das Religiões em Português, Francês, Inglês, Espanhol e Italiano: artigos, resenhas, traduções, entrevistas, bem como apresentar à comunidade científica textos que refletem uma contribuição significativa para campo das Ciências das Religiões e áreas afins.

PBCIB

Publicada pelo Grupo de Pesquisa (CNPq) Informação e Inclusão Social, primeiro no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), no período de 2006 a 2008, e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a partir de 2009. Trata-se de um periódico secundário, que divulga resumos de artigos científicos publicados em periódicos das áreas de Ciência da Informação e Biblioteconomia, nos temas de interesse dos pesquisadores vinculados ao Grupo de Pesquisa. A revista tem publicação semestral.

Problemata

Problemata publica - em português, inglês, francês, italiano e espanhol - artigos em todas as áreas da filosofia e está aberta para contribuições oriundas de qualquer perspectiva filosófica. Os artigos serão avaliados pelo Conselho Editorial. A revista está vinculada ao grupo de pesquisa HERMES - GRUPO INTEGRADO DE PESQUISA EM FENOMENOLOGIA, LINGUAGEM, HERMENÊUTICA, HISTÓRIA DOS CONCEITOS E TEORIA CRÍTICA

Revista Gênero & Direito

Periódico interdisciplinar, vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Direito do Centro de Ciências Jurídicas. Publica artigos, ensaios e resenhas elaborados por professores, pesquisadores e estudantes preocupados em difundir a temática do feminismo jurídico e a perspectiva do gênero no direito

Met@Prints: Revista Eletrônica de Filosofia

Revista trimestral de filosofia cujo objetivo é promover a divulgação rápida e ampla de artigos originais, contribuindo assim para a fomentação do debate acerca de idéias, teses e argumentos em todas as áreas da filosofia. Sendo uma revista preprint (por preprint entendemos artigo em sua versão final que foi ou irá ser submetido à outra revista), Met@Prints intenciona ser um meio onde autores possam publicar rapidamente seus artigos de forma a terem Met@Prints é uma publicação conjunta do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Departamento de Filosofia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Curso de Filosofia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Letr@ Viv@

Periódico do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) da Universidade Federal da Paraíba. A Revista publica, desde 1999, estudos de caráter teórico ou aplicado, nas áreas de Literatura, Linguística, Tradução, Ensino de Línguas e Formação de Professores. A Letr@ Viv@ tem edição semestral, com um número regular e outro temático, e tem, atualmente, qualis B4.

Culturas Midiáticas

A revista Culturas Midiáticas destina-se à publicação da produção científica cujo objeto de estudo é a Comunicação. Sua temática abrange o universo das Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, intituladas Mídia e Cotidiano, e Culturas Midiáticas Audiovisuais.

CAOS - Revista Eletrônica de Ciências Sociais

A Caos – Revista Eletrônica de Ciências Sociais tem o objetivo de publicar artigos elaborados por discentes da Graduação em Ciências Sociais e colaboradores, promovendo a divulgação de conhecimento e integrando o debate científico nas Ciências Sociais. A Caos está qualificada na base de dados Qualis da CAPES no nível B5, refletindo o potencial de exposição e propagação de conhecimento. É um periódico vinculado à Coordenação do Curso de Ciências Sociais.

Palavrear

A Revista Palavrar - Revista da Graduação do Curso de Comunicação Social da UFPB - é de periodicidade semestral. Tem como propósitos estimular a pesquisa na graduação e o interesse discente na iniciação científica, divulgando e difundido a produção local de conhecimento acadêmico-científico. Além de artigos técnico-científicos, a revista também publica resenhas e entrevistas relacionadas ao universo da Comunicação Social. A revista está aberta também a outras contribuições, previstas em suas normas.

Teoria Política & Social

Teoria e Política Social, periódico semestral organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFPB da UFPB , objetiva divulgar e intercambiar com docentes, estudantes e pesquisadores de instituições nacionais e internacionais, estudos e pesquisas associados às temáticas da política e do social. Nesse sentido firma dois compromissos inarredáveis com a excelência acadêmica e com os valores universais da democracia, da liberdade e da justiça social.

Revista Espaço do Currículo

“ESPAÇO DO CURRÍCULO” é uma revista eletrônica, organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares (GEPPC), da Universidade Federal da Paraíba, Campus I, que, dando corpo a um sonho, o transformou em realidade e o apresenta à comunidade acadêmicam. “ESPAÇO DO CURRÍCULO” é uma publicação semestral (março e setembro) e reserva-se o direito de selecionar os artigos enviados, espontaneamente, e submetê-los à apreciação de um Conselho Editorial constituído por investigadores de diferentes instituições.

Revista Ártemis

Revista de Estudos de Gênero, Feminismo, sexualidades e Multiculturalismo . Trata-se de um periódico semestral, de caráter interdisciplinar, vinculado aos Programas de Pós Graduação em Sociologia e Letras da UFPB, teve a primeira edição publicada em dezembro de 2004, em junho 2008 publica a 8ª edição.

Prima Facie - Direito, História e Política

Periódico para a área de Direito com interfaces voltadas para a Filosofia, a História, a Ciência Política e demais áreas afins.

Revista Gaia Scientia

Editada semestralmente pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA, da Universidade Federal da Paraíba e destina-se à divulgação de artigos das Ciências Ambientais que contemplem estudos teóricos e aplicados de Ecologia, Gestão e Controle Ambiental, Habitat Urbano e Meio Ambiente, Tecnologia Ambiental, Saúde Ambiental, Política Ambiental, Filosofia da Ciência e Desenvolvimento Sustentavel.


OKARA: Geografia em debate

Publicação quadrimestral do Programa de Pós-Gradução em Geografia da Universidade Federal da Paraíba, PPGG/UFPB. A revista OKARA está aberta para submissões de artigos a toda de comunidade geográfica.

Revista Política & Trabalho
publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba.“B2” no programa Qualis de avaliação da CAPES.

Informação & Sociedade: Estudos

Periódico da área da Ciência da Informação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. I&S está avaliado na base de dados Qualis da CAPES como B1. É referenciada pelos seguintes indexadores: INFOBILA, LISA, CLASE, LATINDEX, OAIster e DOAJ



2 comentários:

Morena de Angola disse...

Valeu a dica, Cris
até que nesse ano tô "produtiva", mas só falta atualizar meu lattes, atrasado desde 2007. Detesto atualizar... sei q tô errada, mas...

Linha Educação e Formação Docente disse...

Carissima eu tb faz um tempo que atualizei pense numa coisa chata mas como disse temos que fazer né.