quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Cadernos de História da Educação. Volume 10, Número 1 (Janeiro/Junho-2011).


O novo número dos Cadernos de História da Educação foi publicado, com versão impressa e eletrônica disponíveis. Trata-se do Volume 10, Número 1 (Janeiro/Junho-2011). Com a publicação desse número, tem inicio a comemoração dos 10 anos de existência do periódico.  É importante lembrar que no decurso desses dez anos, o periódico alcançou o extrato A2 no Qualis/Capes.
Nesse novo número estão publicadas as colaborações relacionadas abaixo. O conteúdo eletrônico desse novo número (e de todos os números anteriores dos Cadernos de História da Educação) pode ser acessado em:http://www.seer.ufu.br/index.php/che/

ARTIGOS
A escola primária ao serviço do Estado Novo em Portugal
Alberto de Jesus Almeida
Darcy Ribeiro un ilustre intelectual mineiro y su participacion en la renovacion universitaria de la Universidad Central de Venezuela
Alejandro Mendible Zurita
Relicários ou cadernos de recordação: suportes de memória, testemunhos de amizade
Antonia Simone Coelho Gomes
Um jornal dedicado à indústria e às artes no Maranhão Império
Cesar Augusto Castro
Livros didáticos e cultura política: OSPB em tempos de Nova República
Cleber Santos Vieira
Memória escrita de professores intelectuais em Vitória da conquista-BA entre os idos de 1910-1945
Daniela Moura Rocha de Souza
Cidade urbanizada e o espaço escolar do Gymnásio Mineiro de Uberlândia de fins do século XIX a primeira metade do século XX
Giseli Cristina do Vale Gatti e Geraldo Inácio Filho
Fontes históricas jesuíticas: manuscritos do Arquivo Histórico Ultramarino catalogados pelo Projeto Resgate
Luiz Gustavo Lima Freire
Independências e educação na América Latina: as experiências lancasterianas no século XIX
Maria Helena Camara Bastos
Educação, higiene e eugenia no Estado Novo: as palestras de Savino Gasparini transmitidas pela Rádio Tupi (1939-1940)
Mauro Castilho Gonçalves
A formação de professoras primárias em Minas Gerais e os princípios para a escolarização de meninas (Século XIX)
Mônica Yumi Jinzenji
Bourdieu e as estratégias de distinção no ensino superior francês
Norberto Dallabrida 
Anísio Teixeira e a escola pública: um estudo sobre sua atuação político-pedagógica na educação brasileira
Rodrigo Augusto de Souza
A história oral de professoras primárias (1930-1950)
Rosa Maria de Sousa Martins e Sonia Maria dos Santos
Identidad cultural y discurso de género. Las mujeres patriotas en el imaginario nacional
Teresa González Pérez
Instituto Zootécnico de Uberaba: breve vigência de 1895 a 1898
Vera Lúcia Abrão Borges e Sonaly Pereira de Souza Machado
RESENHAS
Das Lições de Coisas a Escola Nova: idéias em expansão?
Adriana Aparecida Pinto
O Brasil dos anos 1920 e a utopia do movimento escolanovista: entre o arcaico e o moderno
Geraldo Gonçalves de Lima

Nenhum comentário: