quarta-feira, 10 de agosto de 2011

EDITAL CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO


HISTÓRIA SOCIAL
REVISTA DOS PÓS-GRADUANDOS EM HISTÓRIA DA UNICAMP
INFORMAÇÕES GERAIS
 
A revista História Social (HS) é uma publicação acadêmica editada pelo corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História do IFCH/UNICAMP.  Aborda semestralmente as diversas temáticas envolvendo a História Social. Tem por finalidades a publicação de trabalhos históricos e historiográficos inéditos, na forma de artigos; divulgação de resenhas, traduções e entrevistas relativas a temática da história social; divulgação de fontes e arquivos para a pesquisa na área de História; divulgação de dissertações e teses defendidas no Programa de Pós-Graduação em História da UNICAMP.  Em sua vigésima primeira edição, a revista está aceitando trabalhos para as sessões: artigos, entrevistas, traduções e resenhas.
Os trabalhos enviados deverão seguir rigorosamente as normas abaixo especificadas sob o risco de não serem aceitos. O prazo para recebimento de colaborações encerra-se no dia 30 de setembro de 2011.

NORMAS DE PUBLICAÇÃO

 
Programa: compatíveis com MS Word for Windows.
- papel: A4 (210 X297mm)
- configuração da página:
margens: superior: 3,75cm; inferior: 3,75 cm; esquerda: 3,25 cm; direita: 3 cm; parágrafo 1,5 cm (primeira linha)
- corpo do texto e bibliografia:
fonte Calibri 12, espaço entre linhas: 1.5
- rodapé (as notas explicativas devem constar no pé de cada página):
fonte Calibri 10; espaço entre linhas 1
- As referências bibliográficas devem aparecer no corpo do texto, indicando sobrenome do autor, data de publicação, página citada (Ex: SILVA, 2008, p. 1). A referência completa deve constar na bibliografia ao final do texto.
- As citações de até três (3) linhas deverão vir entre aspas no corpo do texto. As citações de mais de três linhas devem vir destacadas, sem aspas, com recuo à esquerda de 2 cm, com espaço entre linhas simples e com letra tamanho 11; ambas seguidas das devidas referências no corpo do texto (Ex. acima). As eventuais intervenções no meio de uma citação (cortes indicados por reticências ou introdução de termos) devem ser colocadas entre colchetes.
- número máximo de página:
artigos – 20 páginas
entrevistas – 13 páginas
traduções – 18 páginas (toda tradução enviada deverá ter permissão do autor autorizando a sua publicação em português e no Brasil)
resenhas - 5 páginas. As resenhas deverão ser referentes a obras publicadas no Brasil e/ou no exterior há no máximo 4 anos
Instrumentos de trabalho: 4 páginas
 
fontes e arquivos – 5 páginas
 
 
APRESENTAÇÃO FORMAL DO TEXTO
Os textos deverão ser apresentados na seguinte seqüência:
 
Artigos
- Título
- Autor não identificado
- Titulação acadêmica e vinculação institucional, e-mail (em * no pé da página) apenas no formato final pós-avaliação
- Resumo em português (máximo de 8 linhas) e 3 palavras chave
- Abstract (máximo de 8 linhas) e 3 keywords
- Texto
- Bibliografia (em ordem alfabética, devem constar somente referências bibliográficas citadas no texto. Seguir a NBR-6023 da ABNT:
- Citação de livros: SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico. Edição.  Cidade, Editora, ano, quantidade de páginas
- Citação de artigos: SOBRENOME, Nome. “Título do artigo”. Título do periódico em itálico, Cidade, vol., nº, p. inicial-final, data
- Citação de capítulo de livros: SOBRENOME, Nome: Título do capítulo In: AUTOR (ES) DO LIVRO. Título do livro em itálico. Cidade: Editora, Ano, p.
- Anexos (informação original importante ou detalhamento indispensável para a compreensão do texto)
- Fotos/Figuras/Tabelas (devem ser enviados em arquivo separado, com legenda, citação de fonte e indicação precisa (página e entre quais parágrafos) deve ser inserida no texto. Imagens deverão ter resolução mínima de 300 dpi
Tradução
- Título do texto
- Autor do texto
- Local e data original do artigo
- Tradutor
- Titulação acadêmica e vinculação institucional do tradutor
- Data da tradução
 
Resenhas
- Título da obra resenhada
- Autor da obra resenhada
- Local, editora, ano de publicação e número de páginas
- Nome do autor da resenha
- Titulação acadêmica e vinculação institucional do resenhista
 
Entrevista
- Nome do entrevistado(s)
- Título/tema da entrevista
- Entrevistador(es)
- Titulação acadêmica e vinculação institucional do (s) entrevistador (es)
- Data e local (país, estado ou cidade) da entrevista
Fontes e Arquivos
- Título do texto (o título deve explicitar a fonte e/ou arquivo a que se refere o texto)
- Autor
- Titulação acadêmica e vinculação institucional do autor
 
Fontes e Arquivos
- Título do texto (o título deve explicitar a fonte e/ou arquivo a que se refere o texto)
- Autor.
- Titulação acadêmica e vinculação institucional do autor.
 
3 - Envio dos trabalhos
O autor deve submeter seu trabalho por meio do site da revista, seguindo os procedimentos do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas:
Quaisquer dúvidas poderão ser sanadas junto aos editores por meio do e-mail: rhs@unicamp.br
 
4 – Trabalhos aprovados
A revista será publicada nos formatos impressos e eletrônicos.
Cada autor de trabalho aprovado receberá um exemplar da revista que será encaminhado ao mesmo pelo correio.

Nenhum comentário: