quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Cidade da Parahyba a cair nº 03 Conjunto Franciscano.


Esta foto que estou postando acima foi tirada no mês passado quando de uma apresentação do festival MIMO. Este festival acontece em várias Igreja de Olinda, Recife e João Pessoa. É uma boa alternativa para estas construções que ficam muitas vezes abandonadas. Agora uma coisa que não entendo é porque João Pessoa não cria seu MIMO? Temos tantas igrejas belíssimas totalmente abandonadas o ano todo como já disse anteriormente. O poder público poderia partir da mesma premissa e criar seu MIMO. No entanto, o motivo da foto nem é o MIMO, mas sim o estado de conservação do Conjunto Franciscano. Sou um apaixonado por aquela obra de arte que é aquele conjunto. Quando era professor da UVA levava junto com o professor Carlos Adriano, que entende muito daquilo - outra professora que entende mesmo e com propriedade é a Dr. Carla Mary - e tínhamos aulas muito boas. Ficava assustado como muito dos meus alunos nascidos pessoenses nunca haviam entrado ali. Pois bem, neste concerto enquanto ouvia o belo som do duo que ali tocava meus olhos viajavam por aquelas paredes, tetos, azulejos e percebiam o descaso, o abandono que ronda o conjunto todo. Este altar que esta na foto se encontra em estado lamentável, muito sujo, sem cor, sem vida, sem nada. Muito triste. Muito triste ver que nossos governantes não se preocupam o tanto que deviam se preocupar com nosso patrimônio. Não querendo dar uma de colonizado mas devíamos prestar atenção em como os europeus tratam seu patrimônio. Andei muito por Portugal e percebi que ali se utiliza o patrimônio histórico de forma a atrair o turista com qualidade. Quem sabe chegará um momento em que João Pessoa se preocupe mais com isso ou quem sabe surja um vereador que se preocupe com nosso patrimônio histórico e não apenas com construção de Shopping.

2 comentários:

Wanessarlf disse...

Fico triste tb em ver essa situação. Infelizmente o que se é olhado é construções modernas,lucro, dinheiro, enquanto nossa históriaa torna-se só memória. Bom domingo pra vc. Beijão...

Linha Educação e Formação Docente disse...

É a lógica d capital minha cara, no entanto um capitalismo de terceiro mundo que não sabe aproveitar todas as possibilidades.