sexta-feira, 2 de março de 2012

III Colóquio de Estudos Sobre a Arte Brasileira do Século XIX – Intercâmbios Culturais entre Brasil e Portugal











O III Colóquio de Estudos Sobre a Arte Brasileira do Século XIX – Intercâmbios Culturais entre Brasil e Portugal, promovido pelo Departamento de Artes - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (DArtes/UFRRJ), pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET/RJ-Campus Nova Friburgo) e pelo Museu da República/RJ, ocorrerá nos dias 29, 30 e 31 de agosto de 2012. O Colóquio terá lugar no Museu da República/RJ (www.museudarepublica.org.br), sediado no antigo Palácio do Catete, edificação mandada construir pelo português Antonio Clemente Pinto, o Barão de Nova Friburgo, em meados do século XIX.

PROPOSTA DO COLÓQUIO
A edição de 2012 tem como proposta fomentar uma reflexão sobre os intercâmbios culturais entre Brasil e Portugal. O Colóquio procurará evidenciar as pesquisas já existentes e servir, igualmente, como uma oportunidade para que diferentes estudiosos aprofundem trabalhos teóricos sobre o tema, dando origem a um processo de intensificação das pesquisas voltadas para as trocas culturais entre os dois países, em um recorte temporal compreendendo o século XIX e as primeiras décadas do século XX.
Diferentes eixos temáticos serão comportados pelo evento, entre os quais cumpre destacar: a circulação de obras, agentes e idéias artísticas entre Brasil e Portugal; as convergências e divergências com relação às práticas de mecenato (público e privado); analogias entre as metodologias de ensino artístico; relações entre a arquitetura, o paisagismo e a arte decorativa de solares, palacetes e palácios brasileiros e portugueses.

INSTRUÇÕES PARA ENVIO DE PROPOSTA DE COMUNICAÇÃO

Datas importantes
Submissão de propostas de comunicação
Até 15 de junho de 2012
Divulgação do resultado da seleção das propostas
Até 15 de julho de 2012
Envio do comprovante de depósito/transferência
Até 30 de julho de 2012
Divulgação da programação preliminar
07 de agosto de 2012
Realização do colóquio
29, 30 e 31 de agosto de 2012
Entrega do trabalho completo para publicação
Até 15 de setembro de 2012
Da taxa de inscrição:
R$ 40, 00 reais para alunos (somente Graduação, Mestrado e Doutorado)*.
R$ 60, 00 reais para as demais modalidades.
A taxa deverá ser depositada/transferida até 30 de julho, para a seguinte conta corrente: * *
 Banco: Banco do Brasil
 Titular: Arthur Gomes Valle
 Agência: 3652-8
 Conta: 500.090-4
O comprovante de depósito/transferência deve ser enviado para o e-mail:
coloquio_artexix@yahoo.com.br
* Os estudantes deverão enviar, por e-mail, juntamente com o comprovante de depósito /transferência, uma comprovação da instituição de ensino. 
* * Proponentes de Portugal, ou pesquisadores residentes em outros países até 30 de julho, poderão pagar a taxa durante os dias do colóquio, junto ao monitor responsável.
Critérios de Seleção:
Pertinência com a proposta do colóquio.
Do envio:
É necessário encaminhar a proposta de comunicação e respectiva ficha de inscrição, até 15 de junho de 2012, para o e-mail: coloquio_artexix@yahoo.com.br
Solicitamos que a ficha de inscrição abaixo seja preenchida, copiada e colada no corpo do mail, e não enviada em anexo.

Nenhum comentário: