domingo, 28 de setembro de 2008



Neste último sábado dia 27 encerrou-se o I Encontro de História do Império Brasileiro na UFPB. O evento foi promovido pelo Grupo de Pesquisa em História da Educação na Paraíba Imperial, coordenado pela Prof. Claudia Cury e teve como principal objetivo integrar os pesquisadores preocupados com a temática e fazer uma aproximação entre historiadores e historiadores da educação. E contamos com o apoio dos programas de pós-graduação em História e em Educação, além da CAPES. Podemos dizer que o evento foi um sucesso pois foram inscritos 360 pessoas e os trabalhos apresentados também tiveram um número substancial. Na abertura contamos com a presença do Prof. Dr. Manuel Salgado Guimarães (UERJ/UFRJ), atual presidente da ANPUH que proferiu a palestra: "Cultura histórica no Brasil oitocentista", e no encerramento a Prof. Dr, Diana Gonçalves Vidal com o tema: "A invenção da modernidade educativa: circulação internacional de modelos pedagógicos, sujeitos e objetos no Oitocentos", deu um show. Além destes podemos destacar ainda a presença de importantes pesquisadores do nordeste como: Profª Dra. Anamaria Gonçalves Bueno de Freitas (NPGED/UFS); Profª Dra. Maria Arisnete Câmara de Morais (PPGE/UFRN);Profª Dra. Socorro de Fátima Pacífico Barbosa (PROLING/PPGL/UFPB); Prof. Dr. Antonio Carlos Ferreira Pinheiro (PPGE/PPGH/UFPB); Prof. Dr. Jorge Carvalho do Nascimento (NPGED/UFS);Profª Dra. Maria Inês Sucupira Stamatto (PPGE/UFRN); Prof. Dr. Marc Jay Hoffnagel (PPGH/UFPE);Profª Dra. Solange Pereira da Rocha (DHG/UEPB);Prof. Dr. Luciano Mendonça de Lima (PPGH/UFCG); Profª Dra. Rosa Maria Godoy Silveira (PPGH/UFPB);Profª Dra. Lina Maria Brandão de Aras (PPGH/UFBA);Profª Dra. Maria do Socorro Ferraz Barbosa (PPGH/UFPE).
Na sexta feira com parte das atividades do evento ainda contamos com a presença da Prof. Teresa Baummam (Museu Nacional - UFRJ) que proferiu a palestra "Museu Nacional, um tesouro: história e acervo" de abertura da exposição Tesouros do Museu Nacional, na Estação Cabo Branco. A exposição nos foi proposta pela própria professora e pelo Museu Nacional que se interessaram pelo evento. Ainda como atividades foram lançados alguns livros como: Temas sobre a Instrução no Brasil Imperial (1822-1889), organizado por Antonio Carlos Ferreira Pinheiro e Cristiano Ferronato e A Escola de Baden-Powell: cultura escoteira, associação voluntária e escotismo de Estado no Brasil, de Jorge Carvalho do Nascimento.
Acreditamos que o nosso intuito na organização deste evento tenha sido alcançado e lançamos a semente tanto que ao final Bahia e Sergipe se interessaram e levar o mesmo para suas instituições, ficou com o último daqui a 2 anos.
Só temos a lamentar a baixa participação de pesquisadores e professores tanto da pós-graduação em História quanto da Educação. Os alunos de Historia perderam a oportunidade de ouvir o presidente da sua comunidade nacional além das pesquisas em andamento e os professores da Historia como um todo que pouco ou nada compareceram (estavam de férias e de férias tem que ir pra praia não é mesmo, ou estavam mais preocupados com a APUH de Guarabira, mas o cara não é presidente da ANPUH nacional?). Da pós de educação outro problema, pois acabou-se de criar uma linha em história da educação e da qual faço parte, e tenho colegas que pouco ou nada sabem sobre história da educação, apesar de estarem na linha e nem deram bola, os professores da linha apareceram alguns.
Todos perderam uma grande chance tanto os da História com o Prof. Manoel, quanto os da Educação com a Prof. Diana que apesar de serem os conferencistas prestigiaram todo o evento, chegaram na quinta e foram no sábado. Será que eles são menos ocupados que nosso colegas. Bem vai saber né.
Afora esses incovenientes tirando de falta de tempo, de coragem, de férias, e de interesse de nossos colegas o evento se realizou e podemos dizer graças aos nossos companheiros de estados como Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Pará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro. E em 2010 quem sabe os nossos colegas professores e alunos do PPGE e PPGH resolvam tirar umas férias em Salvador para apresentar algum trabalho.

Acordem, pessoal.

Nenhum comentário: