sexta-feira, 3 de outubro de 2008

INFORME ANPUH



NOTÍCIAS DA ANPUH NACIONAL

A Diretoria da ANPUH Nacional reuniu-se em 09 de Setembro de 2008, na sede da ANPUH na Cidade Universitária, Prédio de História da USP, em São Paulo. A ata dessa reunião pode ser consultada no site da ANPUH www.anpuh.org
Fórum da pós-graduação: O Fórum Nacional de Pós-graduação tem se reunido uma vez a cada semestre. O próximo encontro será nos dias 24 e 25 de outubro, em Florianópolis.
Foram estabelecidos grupos de trabalho, que se ocupam de questões importantes para a avaliação da área, a exemplo do Qualis Evento, questão da co-autoria nas humanidades, produção de materiais didáticos, qualis livros, entre outras. Tal decisão é uma tentativa de se estabelecer, a partir de amplo debate, um consenso em relação a questões que afetam diretamente os programas e, ao mesmo tempo, fornecer subsídios para a coordenação da área de História, exercida pela Profa. Dra. Raquel Glezer.


Regulamentação da profissão de historiador: O Projeto de Lei 3759/2004 que regulamenta a profissão de historiador está novamente em tramitação por solicitação do deputado do PCdB pela Bahia Daniel Almeida. A Anpuh Nacional, por intermédio da colega professora Dra. Lucilia Neves, atualmente professora visitante da UnB, está buscando marcar audiência com o referido deputado tendo em vista a necessidade de discussão do projeto. Espera-se que logo após as eleições ocorra o agendamento dessa reunião.
Licenciaturas:Ocorreu a III Jornada de Ensino de História, promovida pelo Departamento de História da UFC e pelo Laboratório de Ensino de História da UFC, com apoio da AnpuhCE em cuja ocasião foi criado o Fórum das Licenciaturas em História do Ceará.
Simpósio Nacional: Prosseguem os trabalhos de concepção e organização do Simpósio Nacional de História, que ocorrerá entre 12 e 17 de julho de 2009 em Fortaleza, Ceará.
Revistas da ANPUH: A Revista Brasileira de História e a Revista Eletrônica História Hoje continuam recebendo artigos para os próximos números.

Nenhum comentário: