segunda-feira, 2 de março de 2009

Eventos discutem gênero, diversidade e prevenção da violência na escola.

Promovidos pela UFPB por meio do NIPAM os eventos acontecem de 3 a 6 de março, na Estação Ciência, em João Pessoa
As relações de gênero e diversidade e a prevenção da violência na escola são as tônicas de três eventos simultâneos na capital paraibana. O I Encontro Paraibano de Gênero e Diversidade na Escola, o II Seminário Paraibano de Prevenção à Violência na Escola e o I Colóquio Paraibano de Estudos de Gênero serão realizados no período de 3 a 6 de março, na Estação Ciência, em João Pessoa. A promoção é da UFPB, através do NIPAM - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero – e do Grupo de Pesquisa Currículo Transversal nas Interseções Escola Família e Comunidade e na Prática Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE, com a parceria da Coordenadoria de Políticas para Mulheres da Prefeitura Municipal de João Pessoa.
O objetivo é trocar idéias e experiências voltadas para a construção de políticas públicas, de conhecimento científico e práticas pedagógicas dirigidas pelo princípio da equidade de gênero e do respeito às diversidades que nos fazem todos iguais.
A programação será composta por mesas-redondas, rodas de diálogo, conferências, comunicações de pesquisa e relatos de experiências, exibição de vídeos, o lançamento da Biblioteca Digital "Gênero, corpo e sexualidade" e a abertura do Curso Gênero e Diversidade na Escola. Este último é oferecido pela Universidade Aberta do Brasil/ UAB, UFPB Virtual e NIPAM com o apoio do MEC/SECAD e prevê a formação de 520 professores/educadores em 13 pólos de educação à distância. Seu cronograma se desenvolverá em 5 meses. O evento servirá de contexto para a uma oficina de sensibilização para 44 tutores.
A abertura do I Encontro Paraibano de Gênero e Diversidade na Escola e demais eventos (o II Seminário Paraibano de Prevenção à Violência na Escola e o I Colóquio Paraibano de Estudos de Gênero), será às 19h, no auditório da Estação Ciência. Segundo a organização do evento, foram convidados representantes da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, e da Secretaria de Políticas para Mulheres do Governo Federal, além de gestores da Universidade Federal da Paraíba e de diversos municípios paraibanos. Duas representantes da Secretaria de Políticas para Mulheres/Governo Federal, Elisabete Pereira e Amanda Carvalho, já confirmaram presença.
As inscrições podem ser feitas através do endereço www.edutransversal.pro.br.
Contatos para mais informações:
Glória Rabay, Coordenadora do NIPAM/UFPB
E-mail: gloria.rabay@gmail.com Fone: 8813-8938
Maria Eulina Carvalho, Grupo de Pesquisa/PPGE/CE/UFPB
E-mail: mepcarv@terra.com.br Fone: 8852-7705
Ligia Freitas, CPPM/PMJP
E-mail: ligialfreitas@gmail.com Fone: 8800-1404

Nenhum comentário: