segunda-feira, 2 de março de 2009

Revista Afroatitudeanas. Revista de disseminação de artigos de alunos produzida pelo projeto Uel Afroatitude


A Revista Afroatitudeanas marca uma identidade Afroatitude. “Afroatitudeanas” é aquela que deriva do Afroatitude, que o aumenta. Fruto de um programa nacional que atende 10 universidades públicas que adotaram o sistema de cotas para negros, o Programa Nacional Afroatitude propicia aos alunos negros bolsas para desenvolverem projetos com os temas: Cultura e População Negra/Discriminação Racial, Vulnerabilidade Social, Prevenção das DST/AIDS e Direitos Humanos. Na UEL, o relatório final dos bolsistas Afroatitude que participaram de projeto de iniciação científica (2005-2007) deu-se com a entrega de um artigo sob supervisão do orientador. Os trabalhos foram surpreendentes, considerando que se tratavam de alunos da primeira série, que descortinavam um mundo extremamente novo em relação ao seu cotidiano, quer como vivência em sala de aula, quer como participação em projetos. Nesse sentido, decidimos criar um canal de disseminação para os trabalhos dos alunos que foi sendo gestado ao longo de 3 meses. O resultado foi a criação de uma publicação eletrônica intitulada Afroatetudeanas, que tem como principais objetivos:

disseminar trabalhos acadêmicos de bolsistas ligados ao Programa Brasil Afroatitude;

promover debates e reflexões sobre as questões de discriminação racial, direitos humanos, vulnerabilidade social e prevenção das DST/AIDS;

criar um canal de comunicação com diversas comunidades a respeito dos temas e trabalhos desenvolvidos pelas IES participantes do Programa Brasil Afroatitude.

Como se nota, a proposta da Revista Afroatitudeanas não se restringe ao escopo de produções acadêmicas da UEL, a revista tem por meta alcançar as outras instituições e promover a troca de experiências entre os bolsistas, coordenadores e demais envolvidos com o Programa Brasil Afroatitude, bem como com os pesquisadores de diferentes áreas que trabalham para um país menos desigual e mais democrático.

Nenhum comentário: