terça-feira, 21 de abril de 2009

UFPB sedia exposição fotográfica “A Ditadura no Brasil”

A mostra, que faz parte da programação do seminário Direito à Verdade e à Justiça, fica aberta a visitação por 30 dias

A exposição fotográfica “A Ditadura no Brasil” será aberta logo mais às 17h no hall da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba, dando início à programação do seminário “Direito à Verdade e à Justiça”, promovido por alunos do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB, que contará, ainda, com a realização de palestras, exibição de filmes e audiência pública.
A mostra, que já foi vista por aproximadamente 1,5 milhão de pessoas de várias regiões do país, estará aberta por 30 dias.
Fazendo parte do Projeto “Direito à Memória e à Verdade – a ditadura no Brasil – 1964 – 1985”, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, essa exposição fotográfica já percorreu 35 cidades brasileiras entre Capitais e interior, além da Capital argentina, Bueno Aires. “Este ano vamos possibilitar a exposição no maior número de cidades possíveis”, revelou Vera Rotta, coordenadora do Projeto.
Segundo ela já estão confirmadas 10 novas cidades no circuito para este ano, “sendo que priorizaremos as Universidades porque desejamos ampliar ao máximo a discussão sobre esse período’, registrou.
“A Ditadura no Brasil” será aberta nesta segunda-feira e permanecerá durante 30 dias para visitação do público em geral no hall da Reitoria da UFPB. Concomitantemente está presente, também, no Centro de Defesa e Cultura Popular, em Natal (RN), na Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP – (MG) e no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo (SP).
Vera Rotta revelou que a maior carga emocional se deu por ocasião da presença da exposição nas dependências do extinto DOPS – Departamento de Ordem e Política Social – em São Paulo, cenário ímpar da ditadura em nosso país.
A coordenadora da exposição revelou que o objetivo maior é informar ao povo brasileiro sobre os acontecimentos do golpe militar de 1964. “Quando expusemos no Fórum Social Mundial, em Belém do Pará, em janeiro último, pudemos verificar na reação dos jovens que grande parte das pessoas não sabiam da realidade dos acontecimentos ocorridos à época”, afirmou.
A exposição “A Ditadura no Brasil”, parceria da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República com a Fundação Luterana de Diaconia e a Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação (Alice), será brevemente disponibilizada em CD´s para distribuição em escolas públicas de todo o país.
Para tanto, um convênio recentemente firmado com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o MEC vai proporcionar a gravação de aproximadamente 20 mil CD´s, “o que ampliará significativamente o debate e, consequentemente, o conhecimento dos fatos ocorridos naquele período por mais pessoas do nosso Brasil”, finalizou Vera Rotta.

Nenhum comentário: