
sexta-feira, 26 de junho de 2009
quinta-feira, 25 de junho de 2009
Chamada para publicação de trabalhos na revista Travessias.

Os trabalhos deverão ser encaminhados para os endereços revistatravessias@gmail.com, ou pelo correio para o seguinte endereço. Revista Travessia - Centro de Educação, Comunicação e Artes. Rua: Universitária, 2069. Bairro: Jardim Universitário. Cascavel-Paraná, Caixa Postal 711 - CEP 85819-110.
CHAMADA PARA AS PRÓXIMAS PUBLICAÇÕES:
ED.06 ATÉ 04/08/09
ED.07 ATÉ 04/11/09
ED.08 ATÉ 06/03/10
As normas editoriais estão disponíveis nos links abaixo.
NORMAS.PDF
MODELO_FORMATAÇÃO.DOC
sábado, 13 de junho de 2009
I SEMINÁRIO NACIONAL GÊNERO E PRÁTICAS CULTURAIS

I SEMINÁRIO NACIONAL GÊNERO E PRÁTICAS CULTURAIS
Culturas, leituras e representações
28, 29 e 30 de outubro de 2009
Local: Centro de Educação - CE/UFPB
João Pessoa/PB
O I Seminário Nacional de Gênero e Práticas culturais, fruto da parceria entre a Universidade Federal da Paraíba e a Universidade Estadual da Paraíba, foi realizado em setembro de 2007. Naquela ocasião, duzentos e oitenta trabalhos foram apresentados, distribuídos
Normas de composição dos resumos (para comunicação oral)
O resumo deve ter título em maiúscula e negrito, centralizado; 15 linhas, em espaço simples, evidenciando o tema do estudo, objetivos, metodologia e resultados obtidos, apresentando, ao final, de três a cinco palavras-chave.
Digitação e formatação: "doc", ou "rtf"; fonte Times New Roman (corpo 12), entrelinhas simples, texto justificado, margens
O resumo deverá ser enviado por e-mail para os coordenadores dos GTs escolhidos, no ato da inscrição.
Normas de composição para publicação do texto completo (artigo):
Deverá ter forma de artigo, de até 10 páginas, incluindo as referências com problemática, desenvolvimento, conclusões e referências bibliográficas. Título em letras maiúsculas e em negrito, separado do texto por um espaço. O nome dos autores em maiúsculas, acompanhado por instituição e e-mail. Referências bibliográficas e citações segundo as normas da ABNT
Digitação e Formatação
Formato de arquivo: "doc", ou "rtf";
Fonte: Times New Roman, tamanho 12;
Papel tamanho A4;
Margem superior e inferior com
Margem esquerda e direita com
Espaçamento entre linhas:
Alinhamento: Justificado;
Páginas numeradas a partir da segunda (no alto, à direita);
Nome do arquivo com o texto a ser anexado na submissão, deve conter as três primeiras palavras do título do texto;
Título em maiúsculo/negrito com alinhamento centralizado;
O texto será enviado por e-mail para o seu respectivo GT e será publicado da forma que foi apresentado, cabendo ao autor a responsabilidade pela revisão do texto e adequação às normas da ABNT, antes do envio do mesmo.
Cada participante poderá inscrever até três trabalhos, inclusive na condição de co-autor. Se houver necessidade, poderá ser indicada mudança de eixo temático.
Só será publicado em anais o texto completo entregue na data definida; não receberemos textos no dia da apresentação. Os anais terão ISBN.
Normas de composição dos resumos (para pôster)
Será publicado o resumo ampliado do pôster, com até 02 páginas. Deve conter título, nome(s) do(s) expositor(es) e da(s) Instituição(ões), introdução, objetivos, metodologia, resultados e conclusões e, no final, de três a cinco palavras-chave.
Digitação e formatação: "doc", ou "rtf"; Fonte Times New Roman (corpo 12), entrelinhas simples, texto justificado, margens
O resumo deverá ser enviado por e-mail para os coordenadores dos GTs escolhidos, no ato da inscrição.
Normas para apresentação de pôster
A apresentação gráfica do pôster selecionado deverá conter os seguintes itens: título, nome(s) do(s) expositor(es) e da(s) Instituição(ões), introdução, problema/questões, objetivos, metodologia, resultados e/ou conclusões. A medida proposta é de 1,00m de altura e 80cm de largura. O layout é de responsabilidade dos autores.
Exigir-se-á a presença de um dos autores do trabalho para a sua apresentação. Todos os trabalhos aceitos serão publicados. No caso de trabalhos recusados, o(s) autor(es) poderá(ão) solicitar revisão do parecer, dentro do prazo previsto no cronograma.
Recomenda-se, durante a apresentação, a distribuição de folderes ou panfletos com informações resumidas sobre o trabalho e formas de contato com o(s) autor(es);
Observação:
a) Os trabalhos que não atenderem às normas de formatação e da ABNT serão automaticamente eliminados.
b) O material aceito para apresentação e/ou publicação será utilizado em sua versão original, ou seja, os arquivos enviados não são passíveis de substituição e/ou modificações posteriores. A revisão do(s) trabalho(s) é de responsabilidade do(s) autor(es);
c) Cada autor poderá inscrever até 3 (três) trabalhos (Comunicações Orais e/ou Pôsters);
d) A taxa de inscrição será cobrada individualmente por autor e co-autor(es), e não por trabalho;
e) A taxa de inscrição não será devolvida em hipótese nenhuma;
f) Apresentar os comprovantes do depósito e do preenchimento do formulário no ato do credenciamento.
Calendário para o envio de trabalhos
Envio de resumosAté o dia 25 de julho de 2009
Divulgação da carta de aceite:Dia 20 de agosto de 2009
Envio de trabalhos completosAté o dia 05 de setembro de 2009
Para maiores informaçoes entre na página do evento: http://www.seminariogeneroufpb.org/
terça-feira, 9 de junho de 2009
Morte de Paula Beiguelman enlutece mundo acadêmico e político

Faleceu nesta sexta-feira (5),
PAULA BEIGUELMAN (1926-2009)
Paula Beiguelman licenciou-se em Ciências sociais pela Faculdade de filosofia, Letras e ciências Humanas, da Universidade de São Paulo. Doutorou-se em Política com a tese ''Teoria e ação no Pensamento Abolicionista''. Tornou-se livre-docente do Departamento de Ciências Sociais defendendo a tese ''Contribuição à teoria da organização política brasileira''. Obteve nova livre-docência com a aprovação da tese ''A Formação do povo no complexo cafeeiro; aspectos políticos''. Colaboradora do saudoso professor Lourival Gomes Machado, dirigiu a cadeira de Política por alguns anos, tempo em que o titular se encontrava na Europa, a serviço da Unesco. Além de ocupar-se dos cursos regulares de graduação, orientou vários outros de pós-graduação.
A professora foi uma das 219 acadêmicas que tiveram aposentadoria forçada pelo regime militar. Como tantos outros professores -a lista incluía nomes como Florestan Fernandes e Fernando Henrique Cardoso-, Paula se viu afastada da vida universitária naquele abril de 1969, devido a um ato institucional.
Quando os anos de chumbo se foram, voltou a dar aulas na USP. Atualmente, era professora emérita da USP, título que lhe foi concedido recentemente pela congregação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) daquela universidade.
''A vida dela era a universidade'', lembra o irmão, o geneticista Bernardo Beiguelman.
Paula também exercia o cargo de vice-presidente do Sindicato de Escritores do Estado de SP.
Dona de um texto ''enxutíssimo'', como lembra o irmão, publicou várias obras.
''Ela sempre foi do essencial. Enquanto os outros escreviam em três, quatro volumes, ela fazia em um só.'' É autora, entre outros, de ''A Formação do Povo no Complexo Cafeeiro: Aspectos Políticos'', ''Os Companheiros de São Paulo: Ontem e Hoje'' e ''O Pingo de Azeite: A Instauração da Ditadura''.
Natural de Santos, começou cedo a colaborar com a seção literária do jornal ''A Tribuna''. Também exerceu crítica literária nos livros ''Viagem Sentimental a Dona Guidinha do Poço'' e ''Por que Lima Barreto?''.
Colaboradora do Vermelho
Desde
Defensora incansável das causas justas e internacionalistas, Paula integrava ainda o Conselho Consultivo do Cebrapaz (Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz).
Neste sábado, durante reunião do Comitê Central do PCdoB, o secretário nacional de Organização do partido, Walter Sorrentino, manifestou pesar pelo falecimento da eminente companheira e intelectual Paula Beiguelman. "Ela soube aliar, em toda sua atuação, o rigor acadêmico com sólidos compromissos com os trabalhadores, a nação e a luta pelo socialismo. Foi, além disso, um exemplo de pessoa simples e honrada, dedicada e leal, pelo que seus companheiros do PCdoB a terão sempre na memória", afirmou o dirigente comunista.
Paula era viúva e não deixa filhos. O enterro foi ontem, no cemitério Israelita do Butantã,