sábado, 27 de novembro de 2010

Mistérios de Lisboa - Filme

Bem acho que até aqui todos sabem que sou apaixonado por Portugal e principalmente por Lisboa. Por isso vou indicar hoje um filme chamado Mistérios de Lisboa que assisti quando por lá estive dirigido pelo chileno Raúl Ruiz e produzido por Paulo Branco, indicado esta semana para o prémio francês de cinema Louis Delluc.
O prémio Louis Delluc, criado em 1937, é atribuído por um grupo de personalidades e críticos do cinema francês e é actualmente presidido por Gille Jacob, presidente do Festival de Cinema de Cannes.
O filme é uma produção luso-francesa e é uma adaptação para cinema do romance homónimo de Camilo Castelo Branco, um fresco sobre a sociedade portuguesa de finais do século XIX, protagonizado por um extenso grupo de atores portugueses e franceses.
«Mistérios de Lisboa» tem um orçamento de 2,5 milhões de euros e será ainda exibido na RTP, em formato mini-série de seis episódios. Mais sobre o filme em http://www.misteriosdelisboa.com/pt/

O filme já foi destaque no «Le Monde» e elogiado em publicações como «New York Times» e «Cahiers du Cinéma».

Tudo começou com o célebre romance de Camilo Castelo Branco, publicado em fascículos em meados do século XIX. A narrativa longa e folhetinesca de «Mistérios de Lisboa», actualmente coligida num volume de cerca de 600 páginas, está na base do filme do chileno Raúl Ruiz e que está a recolher os mais rasgados elogios que um filme português alguma vez recebeu na imprensa internacional. O filme conta a história de uma condessa roída pelo ciúme e sedenta de vingança: um aristocrata libertino que se torna padre justiceiro transformando-o ora em cigano, ora em poeta romântico; um pirata sanguinário tornado próspero homem de negócios; uma vendedora de bacalhau que mata o amante e vende os encantos da própria filha, antes de se tornar santa, atravessam a história do séc. XIX e a procura de identidade do nosso personagem. Uma história repleta de paixões, duelos, perigos mortais e negócios tenebrosos numa atribulada viagem por Portugal, França, Itália e Brasil.

Nenhum comentário: