quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Igrejas de Portugal - Coimbra-Sé Nova





Coimbra é uma das cidades mais bonitas que visitei em Portugal. Andei muito por suas ruas. Me perdi nas ruas. A visão da cidade a partir do Mondego é uma coisa inesquecível. Mas nós brasileiros vamos a Coimbra a séculos atrás de outra coisa: da Universidade. A universidade de Coimbra é a mais antiga do mundo. Mas a universidade fica para depois pois eu quero continuar mostrando as belas igrejas que vi em Portugal. Não que eu seja religioso e que tenha entrado para rezar uma missa em cada uma que entrei mas para apreciar a beleza da arte e posso dizer que sim dentro destes edíficios-monumentos sentimos algo espiritual. Em Coimbra eu visitei vários locais como a Sé Nova, que serviu de referência para várias Igrejas aqui no Brasil. É uma Igreja muito linda mas um fato me deixava preocupado. Eu me lembro que uma vez entrado na Sé de Lisboa uma senhora brasileira dizia “nossa como está feia toda suja porque não lavam?” Mas será esse objetivo? Lavar? Os edificios-monumentos têm que estar sempre sendo lavados precisam guardar as marcas do tempo? O professor Justino Magalhaes da Universidade de Lisboa quando visitou o Conjunto Franciscano aqui em Joao Pessoa achou bonito justamente o fato de ela apresentar as marcas do tempo. Falo isso por que esta Sé Nova de Coimbra estava tão limpa que até atrapalhava a visão ela refletia no sol. Acho que para o seu tempo era linda mas agora precisamos ver as marcas do tempo. A Sé NovaA , situa-se no Largo da Feira perto da Universidade de Coimbra, na freguesia de Sé Nova.

Originalmente, a Sé Nova ela era a Igreja do Colégio dos Jesuítas (Colégio das Onze Mil Virgens), que se instalaram em Coimbra em 1541. A igreja começou a ser construída em 1598, seguindo um projeto do arquiteto oficial dos jesuítas de Portugal, Baltazar Álvares, influenciado pela igreja do Mosteiro de São Vicente de Fora de Lisboa. As obras foram muito lentas e o culto somente se iniciou em 1640, com o templo sendo inaugurado apenas em 1698.

Em 1759, os Jesuítas foram banidos de Portugal pelo Marquês de Pombal e, em1772, a sede episcopal de Coimbra foi transferida da velha Sé românica para a espaçosa igreja jesuíta.

A fachada da igreja é marcada por fortes linhas e possui quatro estátuas de santos jesuítas. A parte superior da fachada, terminada só no século XVIII, tem decoração barroca e contrasta com as partes inferiores, em estilo maneirista. O interior é de uma só nave abobadada com capelas laterais e transepto com cúpula e lanternim. O transepto e a capela-mor estão decorados com enormes e magníficos retábulos de talha dourada, construídos em finais do século XVII e princípios do século XVIII. As capelas laterais contém vários retábulos maneiristas e barrocos.

O cadeiral da capela-mor, do século XVII, foi trazido da Sé Velha, assim como a magnífica pia batismal de uma das capelas laterais, esculpida em estilo gótico-manuelino por Pero e Felipe Henriques no início do século XVI.

Nenhum comentário: