terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

II SIMPÓSIO DE HISTÓRIA DO MARANHÃO OITOCENTISTA: DISPUTAS POLÍTICAS E PRÁTICAS DE PODER

07 a 10/06/2011 - Universidade Estadual do Maranhão

O II Simpósio de História do Maranhão Oitocentista é uma realização do Diretório do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos sobre o Maranhão Oitocentista (NEMO), certificado pela UEMA junto ao CNPq desde o início de 2010, mas que vem reunindo esforços desde 2009, ano em que organizamos o I Simpósio e lançamos a coletânea O Maranhão oitocentista (Editora da UEMA / Ética).

O Núcleo reúne professores do Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão, seus orientandos de iniciação científica, graduação e pós-graduação, bem como egressos do curso de História que realizam ou realizaram mestrado e doutorado em diferentes universidades brasileiras. O Núcleo também mantém parcerias com professores do Departamento de História da Universidade Federal do Maranhão e com grupos de pesquisas sediados em outras instituições, como o Núcleo de Pesquisas sobre Estado e Poder no Brasil (NUPEP), vinculado a Universidade Federal Fluminense. Ambas as instituições, UFMA e UFF, foram de suma importância para a realização do primeiro Simpósio.

Para a segunda edição do evento, pretendemos ampliar essas articulações, especialmente a partir de pesquisadores que têm o Norte-Nordeste oitocentista como objeto de estudo, razão para o convite a pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Piauí e Universidade Federal de Pernambuco, além de pesquisadores de instituições do Sudeste/Centro-Oeste cujo objeto de estudo se situa de alguma forma na articulação entre os territórios que viabilizaram o Estado imperial.

Informações retiradas do site: http://www.outrostempos.uema.br/oitocentista.php

Nenhum comentário: