Está disponível a versão eletrônica dos Cadernos de História da Educação (Volume 9, Numero 2, Jul.-Dez 2010), composto pelos artigos e resenhas apresentados no sumário abaixo. O acesso aos textos integrais pode ser realizado por meio do seguinte endereço na Internet: http://www.seer.ufu.br/index.
SUMÁRIO
ARTIGOS
OS ESPÍRITAS E ANÁLIA FRANCO: PRÁTICAS DE ASSISTÊNCIA E ESCOLARIZAÇÃO DA INFÂNCIA NO INÍCIO DO SÉCULO XX
Alexandre Ramos de Azevedo
OS MANUAIS ESCOLARES DE MATEMÁTICA NOS LICEUS PORTUGUESES (1947-1974)
Anabela Teixeira
A REDE CULTURAL DA ESCOLA DE DECROLY EM BRUXELAS: A TEORIA DA ORGANIZAÇÃO E A FUNÇÃO DE GUARDIÃO DA HISTÓRIA
Angelo Van Gorp, Frank Simon e Marc Depaepe
AS PRIMEIRAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM E O DESENVOLVIMENTO DESTA PROFISSÃO NO BRASIL
Beatriz Lemos Stutz
EDUCAÇÃO E DOMÍNIO: ESCOLA COMO ILUSÃO DE INCLUSÃO SOCIAL DO “NEGRO” NO BRASIL DA DÉCADA DE 1930
Betânia O. Laterza Ribeiro e Elizabeth Farias da Silva
GINÁSIO ESTADUAL DE TANGARÁ DA SERRA: TEMPO E ESPAÇO NA OCUPAÇÃO RECENTE DE MATO GROSSO (1968 – 1976)
Carlos Edinei de Oliveira
OS JESUÍTAS E A EDUCAÇÃO NO PROGRAMA DA REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO BRASILEIRO (1839)
Cézar de Alencar Arnaut de Toledo e Juscelino Pereira Neto
AS DISPUTAS FUTEBOLÍSTICAS ESTUDANTIS: PRÁTICAS CULTURAIS QUE MARCARAM O CONTEXTO ESCOLAR E URBANO PELOTENSE ENTRE AS DÉCADAS DE 1930 A 1960.
Giana Lange do Amaral
D. JOÃO NERY E OS ÍNDIOS BOTOCUDOS: FRAGMENTOS DE UMA CARTILHA NO INÍCIO DO SÉCULO XX.
Marcus Levy Bencostta
“AVENTURAS NO MUNDO DA HIGIENE” – ECOS DO DISCURSO MÉDICO NO TEXTO DE ERICO VERISSIMO
Marília Mezzomo Rodrigues
PIAGET E AS IDÉIAS MODERNAS SOBRE EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DOS ESCRITOS EDUCACIONAIS DE JEAN PIAGET PUBLICADOS ENTRE OS ANOS DE 1920 A 1940
Marisa Lomônaco de Paula Naves
A HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA E A HISTÓRIA CULTURAL DO SOCIAL: APROXIMAÇÕES E POSSIBILIDADES NA PESQUISA HISTÓRICA EM EDUCAÇÃO
Ribamar Nogueira da Silva
A INSTRUMENTALIDADE CULTURAL DA DIDÁTICA JESUÍTICA: UMA ANÁLISE DO RATIO STUDIORUM
Roberto Valdés Puentes
HISTÓRIA DO GRUPO ESCOLAR CORONEL CARNEIRO, UBERLÂNDIA-MG (1946 – 1971)
Sandra Cristina Fagundes de Lima
O UNIVERSO ESCOLAR NAS PÁGINAS DA IMPRENSA TIJUCANA (ITUIUTABA-MG - ANOS DE 1950 E 1960)
Sauloéber Társio de Souza
A “MODERNIDADE” EM UBERLÂNDIA E O ENSINO RURAL
Tânia Cristina da Silveira
RESENHAS
FORMAS, SUJEITOS E FORÇAS EDUCATIVAS:DESAFIOS PARA A HISTÓRIA E PARA A EDUCAÇÃO (DO IMPÉRIO E DA ATUALIDADE)
GONDRA, José Gonçalves; SCHUELER, Alessandra Frota Martinez de. Educação, poder e sociedade no Império brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008.
Antoniette Camargo de Oliveira e Wenceslau Gonçalves Neto
UMA SÍNTESE HISTÓRICA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO
COSTA RICO, Anton. A construción do coñocemento pedagóxico: antecedentes e desenvolvementos no século XX. Universidade de Santiago de Compostela: Servizo de Publicacións e Intercambio Científico, Colección: Informes e Propostas, n. 26, Instituto de Ciências da Educación (ICE), 2009, 149 p.
Rosângela M. Castro Guimarães
ARTIGOS
OS ESPÍRITAS E ANÁLIA FRANCO: PRÁTICAS DE ASSISTÊNCIA E ESCOLARIZAÇÃO DA INFÂNCIA NO INÍCIO DO SÉCULO XX
Alexandre Ramos de Azevedo
OS MANUAIS ESCOLARES DE MATEMÁTICA NOS LICEUS PORTUGUESES (1947-1974)
Anabela Teixeira
A REDE CULTURAL DA ESCOLA DE DECROLY EM BRUXELAS: A TEORIA DA ORGANIZAÇÃO E A FUNÇÃO DE GUARDIÃO DA HISTÓRIA
Angelo Van Gorp, Frank Simon e Marc Depaepe
AS PRIMEIRAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM E O DESENVOLVIMENTO DESTA PROFISSÃO NO BRASIL
Beatriz Lemos Stutz
EDUCAÇÃO E DOMÍNIO: ESCOLA COMO ILUSÃO DE INCLUSÃO SOCIAL DO “NEGRO” NO BRASIL DA DÉCADA DE 1930
Betânia O. Laterza Ribeiro e Elizabeth Farias da Silva
GINÁSIO ESTADUAL DE TANGARÁ DA SERRA: TEMPO E ESPAÇO NA OCUPAÇÃO RECENTE DE MATO GROSSO (1968 – 1976)
Carlos Edinei de Oliveira
OS JESUÍTAS E A EDUCAÇÃO NO PROGRAMA DA REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO BRASILEIRO (1839)
Cézar de Alencar Arnaut de Toledo e Juscelino Pereira Neto
AS DISPUTAS FUTEBOLÍSTICAS ESTUDANTIS: PRÁTICAS CULTURAIS QUE MARCARAM O CONTEXTO ESCOLAR E URBANO PELOTENSE ENTRE AS DÉCADAS DE 1930 A 1960.
Giana Lange do Amaral
D. JOÃO NERY E OS ÍNDIOS BOTOCUDOS: FRAGMENTOS DE UMA CARTILHA NO INÍCIO DO SÉCULO XX.
Marcus Levy Bencostta
“AVENTURAS NO MUNDO DA HIGIENE” – ECOS DO DISCURSO MÉDICO NO TEXTO DE ERICO VERISSIMO
Marília Mezzomo Rodrigues
PIAGET E AS IDÉIAS MODERNAS SOBRE EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DOS ESCRITOS EDUCACIONAIS DE JEAN PIAGET PUBLICADOS ENTRE OS ANOS DE 1920 A 1940
Marisa Lomônaco de Paula Naves
A HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA E A HISTÓRIA CULTURAL DO SOCIAL: APROXIMAÇÕES E POSSIBILIDADES NA PESQUISA HISTÓRICA EM EDUCAÇÃO
Ribamar Nogueira da Silva
A INSTRUMENTALIDADE CULTURAL DA DIDÁTICA JESUÍTICA: UMA ANÁLISE DO RATIO STUDIORUM
Roberto Valdés Puentes
HISTÓRIA DO GRUPO ESCOLAR CORONEL CARNEIRO, UBERLÂNDIA-MG (1946 – 1971)
Sandra Cristina Fagundes de Lima
O UNIVERSO ESCOLAR NAS PÁGINAS DA IMPRENSA TIJUCANA (ITUIUTABA-MG - ANOS DE 1950 E 1960)
Sauloéber Társio de Souza
A “MODERNIDADE” EM UBERLÂNDIA E O ENSINO RURAL
Tânia Cristina da Silveira
RESENHAS
FORMAS, SUJEITOS E FORÇAS EDUCATIVAS:DESAFIOS PARA A HISTÓRIA E PARA A EDUCAÇÃO (DO IMPÉRIO E DA ATUALIDADE)
GONDRA, José Gonçalves; SCHUELER, Alessandra Frota Martinez de. Educação, poder e sociedade no Império brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008.
Antoniette Camargo de Oliveira e Wenceslau Gonçalves Neto
UMA SÍNTESE HISTÓRICA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO
COSTA RICO, Anton. A construción do coñocemento pedagóxico: antecedentes e desenvolvementos no século XX. Universidade de Santiago de Compostela: Servizo de Publicacións e Intercambio Científico, Colección: Informes e Propostas, n. 26, Instituto de Ciências da Educación (ICE), 2009, 149 p.
Rosângela M. Castro Guimarães
Nenhum comentário:
Postar um comentário