segunda-feira, 25 de abril de 2011

25 de Abril Dia da Revolução dos Cravos.

A exatamente,  um ano atrás estávamos no Porto, coincidentemente no 25 de Abril. É lindo ver a cidade pontilhada de cravos vermelhos. Fomos eu duas amigas Renata e Helena num passeio ao norte de Portugal. Como é diferente o norte do sul. Não mais feio ou mais bonito apenas diferente. Fomos ao Porto, Braga e Guimarães. Visitamos os locais onde praticamente se iniciou a Nação portuguesa. Terra de Mumadona Dias, bisneta de Vimara Peres. Este tem em sua homenagem uma bela escultura montado num cavalo ao lado da Sé do Porto.  Foi com esses personagens que nasceu Viamaranes e depois Guimarães.Foi ela quem mandou erigir o belo Castelo de Guimarães, onde teria nascido D. Afonso. Um de seus filhos herdou o Condado Portucalense e assim começou. No entanto o que marcou foi estar no Porto no 25 de abril. lá diferente de Lisboa me pareceu que a memória daqueles dias era mais viva. Talvez porque no Porto a crise que hoje se abate por aquele país já estava na rua. No dia que viajamos a Guimarães saímos cedinho e numa esquina do hotel tem essa escultura ai embaixo e do lado dela estava um senhor colocando cravos nas mãos da mesma. Pedi então a ele que me deixasse tirar uma foto. Ele não só deixou como me disse que era um dos combatentes que estava ali para que a memória daqueles dias não morressem e para lembrar de seus amigos. Imagine que momento mais bonito. No dia 25 de abril e nós ali com aquele simpático senhor que queria nos falar. Eu   confesso que fiquei com vontade de cancelar aquela viagem e ficar com ele distribuindo cravos pelas ruas do Porto. Mas infelizmente não tive coragem. Imagino que hoje ele tenha feito a mesma rotina  com seus cravos nos braços. Na foto abaixo a escultura com os cravos colocados por se Antonio É uma pena que hoje em Portugal as viúvas de Salazar tentem destruir aqueles belos momentos da história lusa. Uma pena que esta figura esteja entre os grandes portugueses. Resultado da dura crise que vive o país e de outros fatores que meu amigo Manuel já me explicou. Nos jornais portugueses falam até de uma nova revolução dos Cravos para salvar a nação. Mas isso é mais uma busca do 5º Império, uma busca de um S. Sebastião e sua volta gloriosa. Foram momentos mágicos vividos no Porto a 1 ano atrás.  Parabéns Seu Antonio. E viva os Revolucionários.


Nenhum comentário: