domingo, 24 de abril de 2011

Dossiê de História da Educação da Revista Saeculum nº 22

Já está on-line o novo número da revista do Programa de Pós-graduação em História da UFPB, Saeculum. A revista de número 22 tem na sua parte inicial um dossiê de História da Educação, incluindo um texto escrito por mim sobre a questão das fontes na pesquisas em História da Educação na Paraíba e uma entrevista feita por mim, pelo Prof.Antonio Carlos Ferreira Pinheiro e pela Prof. Claudia Engler Cury com o Prof. Justino Magalhâes da Universidade de Lisboa.


Editorial
Dossiê: História e História da Educação
Organizadores: Cláudia Engler Cury e Antonio Carlos Ferreira Pinheiro
  • Uma obra civilizatória: instrução e catequização dos índios
    na Província da Parahyba do Norte (1822-1865)

    Antonio Carlos Ferreira Pinheiro (UFPB)

    Fontes e arquivos da história da educação na Parahyba do Oitocentos:
    o Lyceu Parahybano

    Cristiano Ferronato (Doutorando em Educação - UFPB)

    Cultura Material da escola em Mensagens Presidenciais:
    entre o dito e o não dito (Santa Catarina – 1874 a 1930)

    Vera Lucia Gaspar da Silva (UDESC)
    Camila Mendes de Jesus (Graduanda em Pedagogia - UDESC)
    Ana Paula de Souza Kinchescki (Graduanda em Pedagogia - UDESC) 

  • Católicos e protestantes no Nordeste brasileiro do século XX:
    a educação em questão

    Mª de Lourdes P. R. T. dos Anjos (Doutoranda em Educação - UFU/ SED - Sergipe / SED - Aracaju)
    Carlos Henrique de Carvalho (UFU)

    A contribuição de Lima Barreto para o entendimento da crítica
    educacional brasileira do início do século XX

    Silvana Fernandes Lopes (UNESP - S. José do Rio Preto)

    Educação e escolarização em Minas Gerais: o legislativo e o executivo
    como produtores da representação dos trabalhadores

    Irlen Antônio Gonçalves (CEFET-MG)
    Vera Lúcia Nogueira (FUMEC)


  • Professores e políticos em nome da paz:
    interesses internacionais por uma história ensinada

    Juçara Luzia Leite (UFES) 

Artigos
  • As pragmáticas de fins do século XVII: política fabril e manufatureira reativa
    Gabriel Almeida Antunes Rossini (PUC-SP/ Mackenzie)


  • Desagravos do Brasil e glórias de Pernambuco!: centralização política
    e representação literária da guerra anti-holandesa na imprensa
    carioca no Segundo Reinado

    Artur José Renda Vitorino (PUC - Campinas) 

  • Saber médico, cultura e saúde pública no Brasil do século XIX
    Alisson Eugênio (UNIFAL-MG)

    Cultura Histórica, ensino de história e múltiplos saberes

    Ana Elizabete Moreira de Farias (Mestre em História pelo PPGH-UFPB)

    Relações entre imagens e textos no ensino de História
    Edlene Oliveira Silva (UnB)

    Resenha
  • Tinta negra, páginas brancas: a literatura negra nas aulas de história e de historiografia
    Resenha de: Cadernos Negros, três décadas: ensaios, poemas, contos; organizado por Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa (São Paulo: Quilombhoje; Brasília: SEPPIR, 2008, 333 p. Il.).
    Elio Chaves Flores (UFPB)

    Entrevista
  • A leitura da Historiografia Clássica para a História da Educação
    Entrevista com Justino Pereira de Magalhães
    Entrevistadores: Antonio Carlos Ferreira Pinheiro, Cláudia Engler Cury e Cristiano Ferronato
Para ter acesso aos textos em PDF acesse: http://www.cchla.ufpb.br/saeculum/

Nenhum comentário: