Já está on-line o novo número da revista do Programa de Pós-graduação em História da UFPB, Saeculum. A revista de número 22 tem na sua parte inicial um dossiê de História da Educação, incluindo um texto escrito por mim sobre a questão das fontes na pesquisas em História da Educação na Paraíba e uma entrevista feita por mim, pelo Prof.Antonio Carlos Ferreira Pinheiro e pela Prof. Claudia Engler Cury com o Prof. Justino Magalhâes da Universidade de Lisboa.
Editorial
Dossiê: História e História da Educação
Organizadores: Cláudia Engler Cury e Antonio Carlos Ferreira Pinheiro
Dossiê: História e História da Educação
Organizadores: Cláudia Engler Cury e Antonio Carlos Ferreira Pinheiro
- Uma obra civilizatória: instrução e catequização dos índios
na Província da Parahyba do Norte (1822-1865)
Antonio Carlos Ferreira Pinheiro (UFPB)
Fontes e arquivos da história da educação na Parahyba do Oitocentos:
o Lyceu Parahybano
Cristiano Ferronato (Doutorando em Educação - UFPB)
Cultura Material da escola em Mensagens Presidenciais:
entre o dito e o não dito (Santa Catarina – 1874 a 1930)
Vera Lucia Gaspar da Silva (UDESC)
Camila Mendes de Jesus (Graduanda em Pedagogia - UDESC)
Ana Paula de Souza Kinchescki (Graduanda em Pedagogia - UDESC)
- Católicos e protestantes no Nordeste brasileiro do século XX:
a educação em questão
Mª de Lourdes P. R. T. dos Anjos (Doutoranda em Educação - UFU/ SED - Sergipe / SED - Aracaju)
Carlos Henrique de Carvalho (UFU)
A contribuição de Lima Barreto para o entendimento da crítica
educacional brasileira do início do século XX
Silvana Fernandes Lopes (UNESP - S. José do Rio Preto)
Educação e escolarização em Minas Gerais: o legislativo e o executivo
como produtores da representação dos trabalhadores
Irlen Antônio Gonçalves (CEFET-MG)
Vera Lúcia Nogueira (FUMEC)
- Professores e políticos em nome da paz:
interesses internacionais por uma história ensinada
Juçara Luzia Leite (UFES)
Artigos
- As pragmáticas de fins do século XVII: política fabril e manufatureira reativa
Gabriel Almeida Antunes Rossini (PUC-SP/ Mackenzie)
- Desagravos do Brasil e glórias de Pernambuco!: centralização política
e representação literária da guerra anti-holandesa na imprensa
carioca no Segundo Reinado
Artur José Renda Vitorino (PUC - Campinas)
- Saber médico, cultura e saúde pública no Brasil do século XIX
Alisson Eugênio (UNIFAL-MG)
Cultura Histórica, ensino de história e múltiplos saberes
Ana Elizabete Moreira de Farias (Mestre em História pelo PPGH-UFPB)
Relações entre imagens e textos no ensino de História
Edlene Oliveira Silva (UnB)
Resenha
- Tinta negra, páginas brancas: a literatura negra nas aulas de história e de historiografia
Resenha de: Cadernos Negros, três décadas: ensaios, poemas, contos; organizado por Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa (São Paulo: Quilombhoje; Brasília: SEPPIR, 2008, 333 p. Il.).
Elio Chaves Flores (UFPB)
Entrevista
- A leitura da Historiografia Clássica para a História da Educação
Entrevista com Justino Pereira de Magalhães
Entrevistadores: Antonio Carlos Ferreira Pinheiro, Cláudia Engler Cury e Cristiano Ferronato
Para ter acesso aos textos em PDF acesse: http://www.cchla.ufpb.br/saeculum/
Nenhum comentário:
Postar um comentário