quinta-feira, 30 de junho de 2011

Portuguese Studies Review Trent University, Peterborough, Ontario, Canada Qualis Capes História A1

Forthcoming: Vol. 18, No. 1

ETA Summer 2011

Special Issue
ICONOGRAFIA E HISTÓRIA: ARTESÃOS, ARTÍFICES, ARTISTAS E O BRASIL (SÉCULOS XVIII E XIX)
ICONOGRAPHY AND HISTORY: CRAFTSMEN, TRADESMEN, ARTISTS AND BRAZIL (18th AND 19th CENTURIES)

Guest Editor: Carla Mary S. Oliveira



Márcia Almada
Universidade Federal de Minas Gerais
“Registros de Santos, Compromissos de Irmandades e Imagens que Navegam no Mundo Atlântico. ”

André Cabral Honor

Universidade Federal de Minas Gerais
“O Verbo Mais Que Perfeito: Cultura histórica e azulejaria portuguesa setecentista no Convento de Nossa Senhora do Carmo da Paraíba.”
 

Eduardo França Paiva
Universidade Federal de Minas Gerais
“Iconografia colonial das Minas Gerais e do Peru: Para uma história comparada.”

Raquel Quinet Pifano
Universidade Federal de Juiz de Fora
“A representação dos Cinco Sentidos na pintura colonial Mineira: O ideal de cortesania.”
 

José Maurício Saldanha Álvarez

Universidade Federal Fluminense
“Arte pública no Rio de Janeiro do século XVIII: Atos de imagem entre o deleite e a razão, ou a utilidade inda que brincando.”


Marcelo MacCord
Universidade Estadual de Campinas 
“A Irmandade de São José do Ribamar e o fim das Corporações de Ofício: Recife, primeiras d écadas do oitocentos.”
 


Carla Mary S. Oliveira e Cláudia Engler Cury

Universidade Federal da Paraíba
“Lazer e leitura nas imagens de Debret: O cotidiano do Brasil oitocentista pelo olhar de um Neoclássico.”

Leticia Squeff
Universidade Federal de São Paulo
“In the Heart of Picturesque Brazil: The Tropical Forest in Rugendas and Araújo Porto Alegre – A Case Study .”

Maraliz de Castro Vieira Christo
Universidade Federal de Juiz de Fora
“Caupolicán, Atahualpa, Aimberê e Cuauhtémoc: Índios vencidos na pintura histórica latino-americana .”

Nenhum comentário: